Entre as tarefas que demandam grande trabalho manual em softwares 3d está o rigging de personagens. Dependendo da situação é inclusive mais complicado que a própria animação, pois envolve conhecimento profundo de ferramentas e a maneira com que o personagem deve interagir.

Nos projetos em que existem grandes equipes trabalhando no desenvolvimento de personagens, é comum encontrar artistas dedicados apenas ao processo de configuração dos rigs.

Um artista chamado Ahmed Shalaby compartilhou uma personagem virtual que pode ajudar e muito os usuários do Maya. A personagem em questão se chama Jasmine, e você encontra no arquivo diversos controles específicos para animação.

Para fazer o download do arquivo, que é relativamente pequeno, basta visitar esse endereço.

A personagem não só apresenta toda a estrutura do modelo 3d mas o rigging completo!

Você pode aproveitar o material para dois propósitos principais, que pode ser tanto para o aprendizado ou na aplicação em animações. No caso do aprendizado, você pode analizar todo o processo de configuração e ferramentas usadas pelo autor para conseguir criar a personagem.

Quais controles estão disponíveis? Os usuais para personagens virtuais:

  • Animação facial
  • Cinemática direta
  • Cinemática inversa
  • Acessórios e gestos

Caso você tenha planos de criar quaisquer personagens virtuais no Maya, recomendo fazer o download para analisar a forma com que a personagem está configurada. Para depois reproduzir as ferramentas no seu próprio projeto.

O artista não especificou o tipo de licença para o arquivo, portanto você deve tomar cuidado ao usar a personagem em projetos de animação.

Faça o download da personagem o quanto antes, pois a personagem no momento em que esse artigo está sendo publicado é gratuita. Mas, a qualquer momento o autor pode remover o arquivo da base de material do CG Meetup.

Aprenda a fazer animação e rigging

Quer aprender a fazer animação de personagens e rigging? Seja no Maya ou outros softwares? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com animação e desenvolvimento de personagens virtuais: