Uma boa coleção de modelos 3D para uso em projetos relacionados com arquitetura é fundamenta, e estamos sempre recomendando a construção desse tipo de recurso aos nossos leitores. Se você ainda não começou a trabalhar com a criação da sua própria biblioteca, saiba que em determinado momento você vai precisar desse tipo de recurso.

Você pode começar a criar uma biblioteca de móveis e objetos de maneira simples, apenas reunindo modelos 3D gratuitos encontrados na própria web. Depois de um tempo você pode agregar seus próprios modelos de móveis para deixar a coleção ainda mais “exclusiva”.

Quer fazer o download de um modelo 3D especializado para projetos relacionados com arquitetura ou interiores? Um artista digital chamado duncan778 compartilhou no BlendSwap um sofá 3D já com almofadas, que pode ser de grande utilidade para artistas interessados em trabalhar com interiores.

O arquivo está no formato do Blender, mas depois de abrir o sofá no software é possível exportar o mesmo para diversos outros formatos como FBX, OBJ e outros.

Um dos pontos positivos do modelo 3D é que o sofá apresenta texturas e pequenas almofadas distribuídas sobre a sua superfície. Esse é um detalhe que adiciona um nível extra de realismo no modelo 3D. Assim como o próprio sofá 3D as almofadas está já com texturas e prontas para serem renderizadas usando o Blender Cycles.

O nível de detalhe relacionado com o modelo 3D é excelente, sendo o sofá e as almofadas formados por centenas de pequenos polígonos, quase como se fossem oriundos de escultura digital.

Mesmo que você já tenha um modelo 3D semelhante na sua coleção com outro sofás, recomendo fazer o download do material. O simples fato de ser gratuito já é uma grande vantagem.

Para fazer o download no BlendSwap é preciso apenas fazer um rápido cadastro e criar uma conta gratuita. Outro ponto importante é a licença de uso para o material, que é Creative Commons de atribuição. Você precisa citar o autor caso decida usar o material em algum projeto.

Aprenda modelagem para arquitetura e móveis

Quer aprender a fazer modelos 3D como esses que está no conjunto para download? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem para arquitetura e criação de móveis 3D: