A criação de terrenos para jogos digitais ou projetos relacionados com arquitetura pode envolver o uso de modelagem poligonal, escultura digital ou texturas. As texturas são de longe a forma mais eficiente para gerar esse tipo superfície. A dificuldade relacionada com as texturas está na sua criação, mas hoje você vai conhecer uma ferramenta que pode ajudar nesse processo.

Um desenvolvedor de jogos chamado MacroPolo compartilhou um script em Python que pode ajudar na criação de mapas normais para uso em cenários de jogos. Com o script é possível gerar mapas com base em informações de georeferenciamento. As imagens geradas pelo script são em 4K com extensão PNG, o que torna o uso dos mapas muito simples em game engines.

Mas, o que são mapas normais e como eles podem ajudar na criação de projetos de jogos?

Os mapas normais são ferramentas fantásticas para criação de superfícies em relevo com o objetivo de usar o material em jogos. Com base nas cores do mapa gerado, o software interpreta o relevo da superfície e gera os mais diversos tipos de relevos.

Isso facilita de maneira significativa o processo de modelagem e configuração de cenários relacionados com jogos, pois você não precisa dedicar muito tempo na construção de polígonos complexos. Boa parte do processo pode ser trabalhada usando apenas imagens.

Com o uso dessa ferramenta, você terá apenas o trabalho de localizar boas referências em imagens oriundas de sistemas GIS. No caso de jogos que pretendem apresentar cenários ou terras ficcionais, o script pode não ser dos mais úteis.

Mas, se o objetivo for apresentar projetos de visualização em tempo-real para terrenos ou conteúdo relacionado com arquitetura ou loteamentos a opção pode ser mostrar incrivelmente útil. Como a ferramenta é um script em Python, é até possível deixar o processo de criação dos mapas normais automatizado. Você só precisa instalar a ferramenta em um servidor web.

Aprenda a fazer modelagem para jogos e arquitetura

Quer aprender como usar mapas normais ou outras tecnologias usadas em jogos digitais em arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com esses temas que podem ajudar você. Seja com a criação de modelos 3D próprios para arquitetura ou então animação interativa no Unity ou Unreal Engine: