O uso de ferramentas adicionais para ajudar na modelagem de objetos para jogos ou arquitetura é algo comum, pois isso pode acelerar a criação de objetos 3d. Quando você possui uma grande quantidade de elementos como esquadrias ou objetos repetidivos faz sentido usar scripts.

Existem ferramentas próprias para criar os mais variados tipos de objetos como esquadrias, escadas e até personagens inteiros.

Você só precisa tomar cuidado com a geometria adicional que algumas dessas ferramentas acabam adicionando no modelo 3d. Como não temos controle sobre o resultado final, podem surgir algumas partes dos objetos que necessitem de uma “limpeza” posterior.

Mas, ainda assim é uma ajuda que a maioria dos artistas digitais não pode negar. Será que um projeto criado com Add-ons no Blender pode atingir bons níveis de realismo?

Conheça o trabalho de um artista Russo chamado Volden que compartilhou um projeto chamado Cottage nos fóruns BlenderArtists. Além de ter sido renderizado com o Blender Cycles, o artista fez uso de diversos Add-ons para conseguir finalizar o projeto.

Na parte inferior do último screenshot compartilhado pelo autor você encontra a lista com os Add-ons utilizados. Entre as ferramentas usadas pelo artista você encontra o Archimesh, JARCH e Plancher.

Com o uso dessas ferramemtas o artista pôde criar de maneira rápida os seguintes elementos para seu projeto:

  • Esquadrias
  • Deck de madeira
  • Telhado

Na imagem você consegue identificar todos os pequenos detalhes existentes em cada um desses elementos arquitetônicos. Seria possivel criar tudo isso sem o auxílio de Add-ons? Claro que sim! Mas, o tempo necessário para que tudo fosse criado seria muito maior. Os Add-ons permitem com que em apenas alguns cliques de mouse você tenha tudo isso pronto para renderização.

O resultado final do projeto renderizado com o Cycles não deixa dúvida que modelos 3d criados com Add-ons, podem ser bem competitivos no que diz respeito ao seu aproveitamento.

Aprendendo a usar Add-ons para modelagem no Blender

Quer aprender a usar Add-ons para fazer modelagem em arquitetura? Ou quem sabe desenvolver suas próprias ferramentas 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a usar ou elaborar esse tipo de ferramenta: