Nos primórdios da computação gráfica e dos softwares que permitiam criar ambientes 3d, era preciso apenas ter uma simples imagem representando as cores visíveis de uma superfície para formar um material. Com um pouco mais de desenvolvimento era possível usar mapas de bump para simular relevo.

Os renderizadores modernos permitem o uso de uma gama bem maior de mapas de texturas no dias atuais. Para conseguir efetivamente representar texturas realistas, é preciso adicionar junto do mapa que representa a luz visível, imagens para reflexões e relevo.

Possuir apenas dois mapas para representar superfícies pode não ser mais suficiente. Você quer fazer o download de uma textura de concreto em 4K, que oferece múltiplos mapas de texturas?

Um artista digital chamado 3DPhilipp compartilhou no Gumroad texturas para superfícies de concreto. As imagens estão em 4K (4096 x 4096) e podem ajudar nos mais variados tipos de projetos.

Aqui está uma lista com os mapas disponíveis para essa textura:

  • Albedo
  • Normal
  • Metalness
  • Roughness
  • Ambient Occlusion
  • Height

São ao todo seis mapas diferentes que ajudam na composição de texturas para arquitetura, jogos ou design.

Como superfícies de concreto são comuns em projetos de arquitetura e também aparecem em ambientes urbanos, os artistas especializados em jogos digitais podem usar o material.

Você só vai precisar configurar os mapas de maneira correta no seu renderizador preferido. Como cada perfil de configuração para materiais muda de acordo com o render, é preciso fazer uma configuração única para cada caso.

O único ponto negativo da coleção é a ausência de uma licença de uso por parte do artista. Na verdade ele não deixa claro se o material é livre de direitos, ou se você pode usar as texturas de concreto em projetos comerciais. Portanto, recomendo usar o material com cautela em projetos com fins comerciais.

Aprenda a usar mapas de texturas

Quer aprender como é possível usar esses mapas de texturas nos mais variados softwares? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ensinam a usar essas texturas no Blender, SketchUp, Unity e outros softwares. Seja para arquitetura, design ou jogos você vai encontrar um curso que pode ajudar você: