A percepção de escala em projetos relacionados com arquitetura e até mesmo ilustração digital é muito importante. A reprodução de espaços habitáveis não é totalmente eficiente se o observador não conseguir perceber a real dimensão dos espaços. Para ajudar nesse tipo de percepção, os artistas digitais adicionam escalas humanas na forma de modelos 3d ou recortes de pessoas.

Os recortes de pessoas são fotografias que estão já delimitadas e na escala correta para utilização nesse tipo de projeto. Você quer fazer o download desse tipo de recurso para a sua biblioteca?

Um artista chamado Alexander Kuzmenko compartilhou no seu website próprio dezenas desses recortes de pessoas, que tem como propósito ajudar em projetos relacionados com arquitetura. Mas, podem também fazer a diferença nos casos em que você precisa adicionar escalas humanas ou contexto em qualquer arte digital.

Para conseguir fazer o download do material, é preciso visitar o endereço indicado no parágrafo anterior. Infelizmente não existe maneira rápida de fazer o download das imagens, sendo necessário abrir cada uma das imagens individualmente. É um pouco trabalhoso, mas como os arquivos já estão com canal alpha pronto, pode economizar muito tempo de trabalho na criação de imagens digitais.

Esse é o tipo de recurso que faz a diferença em projetos de interiores, pois muitas vezes os autores das imagens acabam não adicionando escalas humanas e deixam os clientes sem uma noção clara da escala.

O que é canal alpha?

Quando você encontra imagens já com esse tipo de recurso, os pixels que formam o plano de fundo das imagens está transparente. Com os pixels transparentes no fundo da imagem você tem a facilidade de fazer a composição das fotos de maneira extremamente rápida. Basta adicionar o material em um plano e renderizar junto com a cena, ou então fazer a composição em softwares como o Photoshop.

Aprenda a fazer edição de imagens para arquitetura

Quer aprender a trabalhar com edição de imagens e composição para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o tema, desde relacionados com Photoshop até com material em VR: