Essa semana publicamos um artigo que comentava sobre a importancia das chamadas escalas humanas, pois elas ajudavam na criação de contexto em projetos de visualização. Mas, além da escala humana você eventualmente precisa também de outros elementos para ajudar na composição do cenário.

Entre esses elementos está a vegetação que pode ser fator determinante na quebra da sensação artificial que algumas imagens renderizadas geram. Quando você adiciona vegetação nesses espaços virtuais, a integração de elementos estáticos como móveis acaba gerando uma grande familiaridade com os observadores.

O desafio no uso desse tipo de recurso é a dificuldade em encontrar bons modelos 3d ou recursos para simular vegetação. Ao usar modelos 3d com grande densidade de malha, o projeto pode ficar demasiadamente pesado.

Você quer fazer o download de alguns modelos 3d de vegetação otimizados para uso em projetos de visualização 3d?

Um artista digital chamado Anchel compartilhou no Turbosquid uma pequena coleção de modelos 3d representando vegetação, que pode ajudar você em projetos de interiores para arquitetura. Apesar do Turbosquid ser conhecido como uma plataforma de venda dos modelos 3d, a coleção de plantas está disponível como um recurso gratuito.

Assim que você fizer o download dos modelos 3d será possível aproveitar o material em três formatos diferentes:

  • MAX
  • OBJ
  • FBX

Isso faz com que você possa usar o material em diversos softwares 3d diferentes, desde o 3dsmax até o Blender. Como o formato OBJ é universalmente aceito, é possível adicionar os modelos de de vegetação em praticamente qualquer projeto de interiores.

No total são cinco modelos 3d que fazem parte da coleção.

O único inconveniente relacionado com o download de recursos gratuitos no Turbosquid é que você precisa necessariamente criar uma conta. O registro da conta é gratuito, mas é necessário para que o acesso aos arquivos seja liberado.

Aprenda a fazer modelagem 3d para arquitetura

Quer aprender a usar esse tipo de modelo 3d e criar objetos relacionados para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem e render para arquitetura: