Na composição de cenários para arquitetura você acaba dedicando muito tempo para a escolha dos móveis que devem fazer parte dos cenários, mas esquece que além de móveis são necessários vários pequenos objetos. Esse é o caso de elementos cruciais para ambienteção como são as luminárias.

Caso você não possua uma boa variedade de modelos 3d relacionados com luminárias, você tem a oportunidade de fazer o download gratuito de diversas luminárias 3d para seus projetos de visualização! Como? Continue lendo o artigo para descobrir.

Um artista grego chamado Fotis Kazantzidis, compartilhou uma pequena coleção com luminárias 3d que podem ao mesmo tempo servir como base para composição de ambientes 3d ou referência para criar novos objetos. A coleção consiste em 10 tipos diferentes de luminárias para projetos de interiores já com materiais.

Existe apenas um pequeno problema na coleção de arquivos, que o artista não se preocupou em resolver. Os modelos 3d estão disponíveis apenas no formato do 3dsmax. Sim, apenas arquivos com extensão MAX. Isso limita a utilização do material apenas para quem possui o software.

Uma simples conversão dos arquivos para OBJ ou FBX já faria com que diversas pessoas pudessem aproveitar o material.

Para fazer o download dos arquivos, basta seguir esse link que leva até a pagina do Behance do artista. Lá é possível encontrar o link para o arquivo. Você precisará de um pouco de paciência para fazer o download, pois os arquivos estão disponíveis no Mediafire apenas.

Apesar dos arquivos possuirem tamanho relativamente baixo, o servidor de arquivos do Mediafire não é dos melhores para oferecer download de material. A coleção de luminárias apresenra no total 20MB em tamanho, considerando os arquivos compactados.

Como bônus para quem realizar o download do material estão as texturas usadas para as bases das luminárias. São apenas duas texturas de marmore preto e branco, que podem eventualmente ajudar você em outros projetos. Mesmo que as luminárias não tenham utilidade imediada, você pode adicionar as texturas na sua biblioteca.

Aprenda a fazer modelos 3d para arquitetura

Quer aprender como criar modelos 3d para arquitetura e interiores? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a criar os mais variados tipos de objetos: