A modelagem e renderização de ambientes para arquitetura pode ter varias fontes, seja um desenho técnico que você eventualmente pode receber de um cliente ou então esboços do que poderia a se transformar no projeto. Mas, em tempos recentes um tipo de material se popularizou como fonte de informação para projetos de interiores; fotografias.

Basta imaginar o seguinte cenário, em que uma pessoa pretende comprar um imóvel. Com base em suas visitas ao local é evidente que a mesma tira diversas fotos com seu celular. Passa para um(a) designer de interiores e solicita estudos sobre a possível presença e layout de móveis para o local.

Nessa situação aparecem alguns potenciais desafios, como o fato de não haver nenhuma medida nas imagens. Como não é um desenho técnico, a criação de layouts fica dificultada também pela imagem.

Existe forma de resolver a situação? Claro que sim!

Usando o SketchUp você pode acionar uma incrível ferramenta que acompanha o software e permite alinhar os eixos 3D com a fotografia. É possível até mesmo fazer um ajuste de escala, para encontrar os tamanhos corretos para todos os ambientes do projeto!

Quer aprender como funciona essa técnica? No EAD – Allan Brito você conta agora com o curso sobre modelagem baseada em imagens com SketchUp que ensina a usar o recurso com diversos exemplos.

No curso você aprende a fazer a modelagem e layout de móveis para interiores com base em imagens. Os exemplos são todos relacionados com situações reais enfrentados por profissionais da área.

Aqui está a lista dos assuntos abordados no curso:

  • Importar imagens para o SketchUp
  • Usar as ferramentas de alinhamento
  • Ajustar a câmera a imagem
  • Criar modelos 3d de interiores
  • Adicionar detalhes construtivos
  • Aplicar as fotografias como texturas das superfícies
  • Criar detalhes como móveis alinhados nas imagens

Os benefícios desse tipo de conhecimento não estão restritos apenas a modelagem de ambientes internos, e não última aula do curso é apresentado um exemplo de reconstrução para fachadas! Você vai utilizar uma fotografia relacionada com uma fachada comercial para reproduzir a edificação. Para depois fazer estudos sobre materiais, estacionamento e outros potenciais problemas do projeto.

Aprenda a usar o SketchUp para arquitetura

Caso você tenha interesse em aprender o funcionamento do SketchUp para diversas tarefas relacionadas com arquitetura, o EAD – Allan Brito dispõe de diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você: