Entre os temas que geram a maior quantidade de dúvidas e ansiedade entre artistas 3d, a iluminação de ambientes 3d está no topo da lista. Você passa pelo processo de modelagem, iluminação e configura as texturas do seu projeto. Mas, quando chega no momento de iluminar a cena restam dúvidas sobre como começar ou qual processo utilizar.

Quais são as melhores opções existentes?

Um dos componentes principais para configurar qualquer tipo de iluminação em softwares nos dias atuais é um bom mapa de ambiente. A tradução pode do termo em inglês “environment map” pode não ter sido muito feliz, mas a sua importância é crítica para bons renders.

Qual a função desse tipo de textura?

Nos renderizadores que utilizam algoritmos como Path Tracing como o Cycles, o uso de um mapa como esses acelera muito o render. A textura funciona como uma imagem em 360 graus que adiciona luz vindo de todas as direções em uma cena.

Como resultado do processo, a sua cena ficará com uma iluminação base excelente.

Qual o problema? Conseguir esses mapas!

Mas, uma das melhores fontes de arquivos HDR comerciais do mercado acaba de sofrer uma total mudança de rumo no seu modelo de funcionamento. Você já ouviu falar do HDR Haven?

O web site que antigamente vendia os mapas HDR agora oferece todos os seus arquivos HDR de maneira gratuita! Além disso, os arquivos HDR são todos de domínio público. Para conseguir fazer o download do material é preciso apenas visitar o HDR heaven. O download é direto, sem a necessidade de fazer nenhum cadastro ou login.

Como forma de suportar os downloads e produção dos arquivos no futuro, o autor do web site agora trabalha com contribuições dos leitores usando o Patreon.

Quer uma dica? Faça o download dos arquivos HDR e monte a sua biblioteca de mapas para garantir a disponibilidade imediata da maior variedade possível de mapas HDR.

Usando mapas HDR em renderizações

Quer aprender a usar esse tipo de recurso em projetos de renderização? No EAD – Allan Brito você encontra diversos recursos relacionados com render, principalmente usando o Blender Cycles.

Aqui está uma lista com os cursos em que ensinamos a usar esse tipo de arquivo em renderizações: