Como primeiro passo para um projeto de jogos você deve realizar o chamado game design, em que as mecânicas e regras são elaboradas para garantir que seu jogo seja bem executado. O fator diversão é fundamental e pode ser preparado já no estágio de game design. Depois do game design chega o momento de executar o projeto!

Para quem tem idéias para executar um jogo, mas não possui experiência ou conhecimento em engines como a Unity é possível encontrar diversos recursos quem podem ajudar você de modo gratuito.

Entre esses recursos estão projetos de jogos completos, que podem ser abertos na Unity para analisar e estudar a fundo como um jogo inteiro foi criado.

Os criadores de um jogo do tipo plataforma chamado RedRunner totalmente produzido no Unity, resolveram oferecer o código-fonte do projeto de maneira gratuita no Github. A licença de uso do material que forma todos os assets e lógica do jogo é aberta, o que significa que além de servir como uma forma de diversão acessível é possível aprender com o jogo.

Como todo o material relacionado com o jogo é aberto, os desenvolvedores que estão aprendendo a usar o Unity podem fazer o download de todo o projeto do jogo para analizar seu conteúdo. Todo o código, componentes e Prefabs no Unity estão disponíveis para download gratuito.

Essa é uma forma fantástica de aprender como funciona o desenvolvimento de jogos, e passar da parte básica do Unity para projetos mais complexos. Mesmo que você não tenha como objetivo fazer um jogo totalmente novo, o material pode ser modificado e adaptado com base no código fonte.

A substituição dos assets e música pode gerar um projeto totalmente novo no Unity. Você só precisa respeitar a licença de uso para o material, e verificar se o conteúdo pode ser distribuído de maneira comercial.

Aproveite esse incrível recurso para estudar e aprender sobre desenvolvimento de jogos com Unity! É totalmente gratuito.

Aprenda a fazer jogos usando o Unity

Quer aprender jogos usandfo o Unity? Seja com o uso desse material oferecido com o RedRunner ou então com suas próprias ideías, o EAD – Allan Brito oferece diversos cursos que podem ajudar você na criação do seu projeto de jogo: