Entre os fatores que determinam a velocidade com que você consegue entregar projetos de visualização dentro do prazo, estão o hardware que você tem à sua disposição e o tamanho da biblioteca de texturas e modelos 3d. Com uma boa quantidade de recursos prontos para usom você pode rapidamente “pular” da modelagem para o render.

Quando o projeto exige o uso de algum tipo de material ou modelo 3d que você não possui na sua biblioteca, isso fará com que você pare o desenvolvimento para pesquisar ou criar esse recurso. Esse tempo precioso de pesquisa acaba fazendo falta no estágio de renderização.

Uma das formas de evitar a perda desse tempo e otimizar seus recursos, é construir uma boa biblioteca de recursos ao longo do tempo. É por esse motivo, que sempre estou recomendando para meus alunos que procurem adicionar recursos de maneira regular nas suas bibliotecas de modelos 3d.

Quer incrementar a sua biblioteca de texturas para visualização? Um artista chamado Johnathon Goswick compartilhou na sua página do ArtStation uma textura para pisos, que pode ser útil nos seus projetos de interiores.

Como esse tipo de material é relativamente comum em ambientes internos, é bem provável que você acabe precisando desse tipo de textura para ajudar na criação de imagens para um dos seus projetos.

Seja para a área de arquitetura ou até mesmo jogos, você poderá rapidamente configurar materiais para superficies que precisem desse tipo de aparência. Um dos pontos positivos da textura é o seu formato Seamless que permite fazer a distribuição das imagens lado a lado, sem bordas aparentes.

Isso permite repetir a textura sobre superfíes dos mais variados tamanhos.

Aproveite essa oportunidade para aumentar a sua biblioteca de recursos para visualização de interiores. Quando a necessidade de usar esse tipo de material surgir, você terá o recurso já na sua bibliteca e será muito mais rápido configurar esse material do projeto.

Configurando materiais e texturas

Quer aprender a configurar esse tipo de material nos seus projetos de renderização? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudan a usar texturas, seja em jogos ou arquitetura!

Aqui está a lista de cursos: