Ao longo da semana que passou fizemos diversas indicações para nossos leitores sobre recursos gratuitos para criação de arte digital. Seja uma coleção de texturas ou então um software em especial que pode ajudar no seu trabalho. Mas, um dos recursos que está no topo de popularidade entre nossos leitores são os modelos 3D!

Quer aumentar a sua coleção de modelos 3D relacionados com móveis e objetos em geral? Um artista sueco chamado Andreas Berglund compartilhou no seu web site particular um total de 26 modelos, que ele mesmo considera como sendo ideais para qualquer biblioteca de objetos para visualização.

Os modelos estão organizados nas seguintes categorias de objetos:

  • Móveis
  • Acessórios
  • Brinquedos
  • Luminárias

Seja para a criação de projetos relacionados com visualização para arquitetura ou então jogos digitais, você poderá aplicar os modelos nos mais variados tipos de projetos.Um aspecto que sempre é preocupação dos nossos leitores quando o assunto é o download de recursos gratuitos, é o formato dos arquivos.

Na maioria dos casos o artista oferece os downloads dos objetos nos seguintes formatos de arquivo:

  • MAX
FBX
  • 3DS
  • VRAY

Como você pode perceber, é mais fácil para usuários de softwares de Autodesk aproveitarem o conteúdo. Mas, isso não significa que você esteja impedido(a) de usar os modelos em ferramentas como Blender.

Usando os formatos 3DS ou FBX é possível importar os modelos 3D para praticamente qualquer ferramenta. No caso dos arquivos 3DS a lista de compatibilidade é enorme, pois é um formato relativamente antigo. Em alguns casos, até mesmo softwares e sistemas web são compatíveis com esse tipo de formato que remonta aos tempos do 3D Studio para o DOS.

Se você tem uma conta no Google Drive pode até mesmo evitar o download direto dos arquivos, pois o autor do material hospeda os seus arquivos diretamente no serviço de armazenamento da Google. Basta fazer o acesso nos seus serviços Google Drive para habilitar a opção de cópia direta.

Para todas as outras situações é sempre possível fazer o download direto dos arquivos usando os links na página indicada.

Aprenda a trabalhar com modelagem de móveis

Quer aprender a fazer modelos 3D semelhantes aos que são oferecidos nessa coleção gratuita? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você na produção desse tipo de material usando o Blender, SketchUp e 3ds max: