Ao procurar por qualquer equipamento especializado na produção de material gráfico, você vai perceber que uma grande ênfase será atribuída às capacidades da sua placa de vídeo. Nos dias de hoje com a grande maioria dos softwares oferecendo algum tipo de aceleração por GPU é muito difícil produzir qualquer material gráfico sem o uso de uma boa placa de vídeo.

Alguns dos leitores e alunos do EAD – Allan Brito sempre pedem recomendações sobre placas de vídeo. Entre as perguntas mais comuns nesse tipo de situação está o famoso: “qual a melhor placa nos dias de hoje?”

Caso você queira realmente investir em uma placa que pode ser considerada a mais poderosa atualmente, a NVIDIA lançou no começo de dezembro a Titan V. Quando analisamos os aspectos técnicos da placa, você percebe o motivo pelo qual ela é considerada a mais poderosa atualmente.

Esse monstro apresentada quase 6000 núcleos CUDA que oferecem 12GB de memória para processamento.

É o tipo de equipamento que pode aguentar diversos tipos de projetos de maneira tranquila, pois tem processamento de sobra para lidar com renderização e processamento de gráficos 3D. Mas, segundo a própria descrição da NVIDIA a Titan V não tem foco em gráficos, mas sim em processamento de dados.

Basta observar os benefícios listados no site da própria fabricante. Entre esses benefícios estão o acesso a um sistema de aprendizagem de máquina na nuvem da própria NVIDIA. Além dessa aplicação, a Titan V deve ser excelente para fazer mineração de criptomoedas.

Agora a parte desagradável da notícia! Quem quiser instalar uma dessas placas no seu computador vai precisar desembolsar nos EUA a bagatela de US$ 3.000,00. Isso é caro até para os padrões americanos.

Quanto vai custar no Brasil? Se levarmos em consideração a fórmula de conversão usada por importadoras, que é a de adicionar mais um zero no preço em dólar o valor deve ser algo como R$ 30.000,00.

Dependendo do local em que você faça a compra da placa, é possível adquirir entre 3 a 4 placas GeForce GTX 1080Ti com esse preço em dólar.

Renderizando com uso de GPU

Quer aprender a usar placas de vídeo para acelerar sua renderização? O Blender Cycles é uma excelente opção para esse tipo de tarefa, pois ele consegue aproveitar o processamento das placas de vídeo. Sendo totalmente gratuito!

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você a usar o Blender Cycles: