A inspiração para criar material relacionado com arte pode vir dos mais variados locais, é um artista precisa desse tipo de referência para conseguir desenvolver seus projetos. Quando você conhece o trabalho de artistas como MS Escher, seu universo de referência visual acaba sofrendo uma inevitável expansão.

O contato com esse tipo de informação é extremamente benéfico para qualquer pessoa envolvida com artes visuais. Entre as maneiras de ter contato com esse tipo de material estão os diversos livros de arte, que servem ao mesmo tempo de inspiração e fonte de informação.

Esses livros são geralmente caros, pois envolvem impressão colorida em papel relativamente caro para apresentar uma boa experiência visual.

Você quer fazer o download de alguns desses livros de maneira gratuita a legalizada? O museu Guggenheim de Nova Iorque compartilhou na web 200 livros de arte gratuitos para download. Sim, você pode fazer o download de uma coleção incrível de material sobre arte.

200 livros gratuitos sobre arte do Guggenheim

Os livros estão disponíveis nos mais variados formatos que vão do PDF, ePub e Kindle. Como ponto negativo para a coleção está o fato de que você não pode fazer a cópia de todos ao mesmo tempo, é preciso visitar cada título para fazer o download de maneira individual.

Outra característica dos 200 livros gratuitos sobre arte que deve ser levada em consideração, é o fato de que você precisa “garimpar” os títulos. Assim como em qualquer coleção desse tamanho, existem livros que são mais interessantes do que outros. Alguns deles inclusive não apresentam nenhum tipo de referência visual, apenas texto.

Já que os títulos estão todos em inglês, você precisa de um conhecimento básico da língua para conseguir aproveitar o material que é apenas textual.

Vale a pena fazer o download do material? Claro que sim! É um recurso que você geralmente só encontraria visitando bibliotecas com versões físicas desses livros, ou então indo até Nova Iorque na sede do museu.

Aprenda a trabalhar com arte digital

Quer aprender a fazer arte digital? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com os mais diferentes tipos de arte digital. Você aprende modelagem 3D, animação e manipulação de imagens com diversos softwares diferentes: