A edição de vídeo é uma tarefa que exige dos editores e profissionais envolvidos na produção uma boa parcela de criatividade, além das ferramentas certas para criar determinados efeitos. Além do timing necessário para fazer cortes no momento certo, é preciso tornar o vídeo atrativo do ponto de vista visual.

Você pode recorrer nessas situações ao uso da tradicional animação por interpolação, que todos os editores suportam por padrão, ou usar recursos mais avançados para finalizar seu projeto.

Um dos recursos que podem ajudar você na criação dos mais diversos projetos relacionados com vídeo no Premiere e After Effects são os plugins. Existem alguns desses plugins que adicionam recursos e efeitos incríveis nos vídeos, que iriam demoras muito tempo para serem criados com interpolação tradicional e quadros-chave.

Alguns editores profissionais de vídeo sequer conseguem trabalhar na montagem de projetos, sem o uso de alguns desses recursos instalados no Premiere ou After Effects. A maioria desses plugins é paga e vai exigir um certo grau de investimento por parte do editor para serem incorporados no software.

Mas, existem opções gratuitas desses plugins que podem ajudar de maneira significativa.

Quer fazer o download de uma pequena coleção de plugins gratuitos para Premiere e After Effects? No web site VashiVisuals você encontra uma lista que está em constante atualização, e oferece links para os plugins. A primeira versão do artigo tinha apenas seis plugins, mas hoje a lista já está com 18 opções diferentes.

Por exemplo, alguns dos plugins disponíveis envolvem a criação de efeitos visuais dentro dos vídeos ou tarefas mais simples como fazer movimentos com a câmera. A lista de plugins gratuitos para Premiere e After Effects está em constante atualização, e sempre que um novo recursos for adicionado esse artigo será atualizado com as novidades.

É a sua oportunidade de adicionar recursos incríveis para seu próximo projeto relacionado com edição de vídeo!

Aprenda a produzir e editar vídeo

Ficou interessado em trabalhar com a produção de material relacionado com vídeo? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com criação de vídeo digital. Até mesmo com o Blender é possível fazer edição e produção de vídeo: