Os projetos relacionados com jogos digitais demandam a criação de diversos recursos e eventualmente personagens, que possam interagir com o ambiente e serem controlador pelos jogadores. Quando você está criando um jogo de maneira independente e possui poucos recursos, para contratar artistas 3D que possa criar esses personagens. A melhor alternativa é encontrar modelos de personagens gratuitos para jogos.

Um artista chamado Thomas Vialetto compartilhou nos fóruns Polycount, dois personagens gratuitos para jogos produzidos no Maya. Ambos os personagens estão com texturas e rigs completos!

Personagens gratuitos para jogos

Para fazer o download do material, basta visitar esse endereço que leva até o fórum em que o autor compartilhou o material.

Como fazer o download dos personagens gratuitos para jogos?

Ao visitar a página em que os downloads dos personagens gratuitos para jogos estão disponíveis, você vai perceber que os links levam até o Gumroad. Nesse local você pode fazer o download do material, informando um "preço" justo pelos arquivos. No caso desses personagens gratuitos para jogos, basta informar zero como sendo o valor para que o download gratuito seja iniciado.

Licença de uso para os personagens gratuitos para jogos

Um detalhe extremamente importante relacionado com esses personagens gratuitos para jogos, que estão bem claros na descrição feita pelo autor dos modelos 3D. Ambos possuem licença que restringe seu uso para fins comerciais. Você pode fazer o download dos arquivos e usar nos seus projetos de jogos no Unity ou Unreal Engine.

Mas, o autor não permite seu uso em projetos relacionados com jogos comerciais. Ao copiar os dois personagens gratuitos para jogos e publicar um jogo comercial na PlayStore, Steam ou AppStore você estará infringindo essa permissão, e o autor solicitar participação nos lucros ou a remoção do jogo.

Os personagens gratuitos para jogos são excelentes para projetos não comerciais. Por exemplo, você pode usar o material para estudar como foi montado cada um deles com os respectivos rigs e estruturas de animação. Outro uso muito comum é a criação de projetos educacionais, caso você ainda esteja fazendo um curso de jogos e precise de personagens.

Aprenda a fazer animação e personagens para jogos

Quer aprender como fazer personagens e animação para jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ensinam a criar esse tipo de material usando o Blender: