Entre as ferramentas mais usadas no mercado de arquitetura o SketchUp sempre teve grande preferência no desenvolvimento de projetos, pela facilidade com que podemos criar volumes 3D. É muito fácil começar projetos no software, pois ele utiliza uma técnica de criação muito intuitiva. No passado o software já pertenceu ao Google e hoje faz parte da Trimble.

Você pode usar duas versões, sendo a opção de entrada chamada Make totalmente gratuita. Para ter mais opções e usar a ferramenta comercialmente, é preciso investir na versão Pro.

Até hoje não havia nenhuma ferramenta que representasse uma alternativa gratuita ao SketchUp, principalmente quando comparamos com a versão Pro. Um dos recursos que os usuários do SketchUp Make mais sentem falta és suporte aos arquivos DWG. Só disponível para a versão Pro.

Uma opção para os que buscam uma alternativa gratuita ao SketchUp acaba se surgir! A mesma empresa que desenvolve o BricsCAD, que é competidor do AutoCAD, anunciou o BricsCAD Shape. O software se apresenta como uma plataforma para desenvolvimento conceitual de projetos.

Basta uma rápida consulta ao tipo de material que o Brics Shape produz, para perceber que o visual dos projetos é praticamente o mesmo do SketchUp. A forma de criação e modelagem dos objetos 3D é outro ponto de semelhança.

Alternativa gratuita ao SketchUp

Agora, a melhor parte do anúncio em relação ao software é que a ferramenta se apresenta como totalmente gratuita. Sim, uma alternativa gratuita ao SketchUp que tem suporte aos arquivos DWG. A empresa utiliza o DWG como formato de arquivo, então na versão gratuita do software você consegue abrir arquivos do AutoCAD.

Por enquanto, apenas versões para Windows do BricsCAD Shape estão disponíveis, mas em breve a empresa também vai oferecer o software para MacOS.

Quem deve procurar essa alternativa gratuita ao SketchUp?

Será que vale abandonar o SketchUp para usar o BricsCAD Shape? Você precisa avaliar alguns pontos:

  • Quem usa o SketchUp Pro, não vai encontrar muitas melhorias
  • Se você usa o SketchUp Make, as opções do BricsCAD Shape são mais interessantes
  • O suporte aos arquivos DWG é um grande diferencial
  • O Brics Shape não tem restrição para uso comercial
  • Em teoria, o SketchUp Make não permite seu uso comercial

Para fazer o download do BricsCAD Shape, basta visitar esse endereço.

Aprendendo a renderizar projetos do SketchUp

Ainda vai permanecer usando o SketchUp? No EAD – Allan Brito você encontra uma série de cursos e treinamentos mostrando como integrar o SketchUp com o Blender Cycles. Isso permite criar imagens realistas com o software, usando inclusive o poder da sua GPU: