Na criação de projetos que envolvem edificações e sua respectiva visualização externa, alguns detalhes acabam demandando muita atenção e trabalho dos artistas 3D. Esse é o caso das coberturas nas edificações que usam telhas de barro.

Você já teve a oportunidade de criar algo semelhante em 3D? O uso de texturas com mapas normais ou displacement são as melhores alternativas para gerar esse tipo de superfície.

Texturas de telhas

Você quer fazer o download de texturas para telhas gratuitas? O repositório de texturas chamado CGMood, está oferecendo um pacote com uma textura em particular no formato de telhas de barro. As imagens estão otimizadas para uso no 3ds Max e Corona Render.

Mas, você pode tranquilamente extrair os mapas de texturas para uso em outras aplicações.

Texturas de telhas

A licença de uso dos arquivos não possui nenhuma restrição em relação ao seu uso fora de ambientes relacionados com 3ds Max e Corona Render. É preciso fazer cadastro no site para ter acesso aos arquivos.

Essa é a melhor forma de representar telhas em 3d? Usando texturas? Sim, o método para representar telhas usando texturas apresenta diversos benefícios como ser incrivelmente leve. Alguns artistas gostam de usar modelos 3d reais para representar telhados. Isso pode ser feito com ferramentas semelhantes a um Array.

Depois de fazer as cópias é possível aparar o modelo usando recursos como operações Booleanas. No final você tem um telhado topologicamente correto, mas que pode atrapalhar o seu render e manipulação do modelo 3d

O problema nesse caso é a quantidade de geometria que esse tipo de superfície acaba gerando. Basta observar um telhado para identificar que cada telha e suas sobreposições, geram grande quantidade de superfícies. As sombras e detalhes gerados na superfície vão demandar muito poder computacional.

Esse mesmo poder computacional pode ser empregado em recursos como vegetação, luzes e efeitos óticos. Elementos que efetivamente acabam melhorando a sua renderização de uma maneira geral.

É por esse motivo que o download desse conjunto de texturas voltadas para criação de telhas é mais do que recomendado.

Aprenda a fazer modelagem 3D

Quer aprender a fazer modelagem 3D e outras técnicas que podem ajudar você na criação de modelos para arquitetura ou jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o tema, envolvendo diversos softwares: