O realismo nem sempre é o objetivo principal dos projetos de modelagem, pois algumas vezes um estilo mais estilizado pode ser o mais indicado. É o caso de projetos relacionados com animação e também jogos digitais. Quer fazer o download de móveis estilo retrô estilizados?

Um artista chamado Alberto Hernandez, compartilhou na sua página do Behance uma pequena coleção gratuita de móveis estilo retro estilizados. Os móveis não tem como objetivo serem realistas, mas sim representar um estilo mais aproximado de algo “cartunesco”. É o tipo de objeto que fica perfeito em animações de personagens, seguindo o mesmo estilo.

móveis estilo retro

Ao visitar a página, você vai encontrar no total cinco modelos de móveis estilo retro. Entre os móveis estão:

  • Televisor
  • Fogão
  • Geladeira
  • Lavadora
  • Fogão (Versão com lenha)

O material está salvo no formato do 3ds Max 2014 e foram todos renderizados usando o Corona Render. Mas, para a felicidade de muitos artistas que não possuem uma licença do 3ds Max o artista compartilhou versões dos arquivos em formato OBJ e FBX.

Isso significa que você pode fazer o download dos móveis estilo retro, e usar o material em praticamente qualquer software que tenha suporte para esses formatos. Os arquivos OBJ são aceitos na maioria dos softwares.

Os arquivos dessa coleção com móveis estilo retro estão disponíveis por um link do Dropbox, que é do autor dos arquivos. Por um lado, isso garante que o download será rápido. Mas, significa também que a qualquer momento o link pode deixar de funcionar. Caso você queira garantir o download dos móveis estilo retro, recomendo fazer a cópia de imediato.

E se o autor não tivesse disponibilizado alternativas em OBJ ou FBX? Nesse caso, você teria que seguir esse guia sobre como converter arquivos MAX sem o 3ds Max. Mas, não é garantido que funcione para todos os modelos 3d.

Aprenda a usar os móveis estilo retro

Quer aprender a usar e aplicar esse tipo de móvel nos seus projetos? Seja com o uso de animação ou outros recursos, é possível trabalhar com os mais variados estilos visuais. No EAD – Allan Brito você encontra cursos e treinamentos que ajudam você a usar e criar esse tipo de material: