Ao pesquisar por biblioteca de móveis e objetos 3d gratuitos na web você vai encontrar diversas opções, mas é sempre complicado achar uma que tenha o formato de arquivo certo para o software que você usa. Em alguns casos os arquivos estão no infame formato MAX, que só pode ser aberto por quem tem o 3ds Max.

Apesar de existirem opções que permitem fazer a conversão desse tipo de arquivo sem o 3ds Max, é sempre um transtorno precisar fazer essa conversão.

É por esse motivo que encontrar uma biblioteca que seja ao mesmo tempo gratuita, e que ofereça uma boa quantidade de formatos de arquivo não pode ser ignorada. Como é o caso dessa coleção com 31 móveis e objetos 3d gratuitos.

O material pode ser copiado nos fóruns do Corona Render e tem como autor o artista chamado LuckyFox. Todos os arquivos foram parte de um grande compartilhamento que o próprio autor iniciou em dezembro de 2017. Naquela época, ele compartilhou um arquivo por dia no fórum.

Agora você pode fazer o download da coleção completa, que abrange desde cadeiras e mesas até peças decorativas.

Os arquivos estão em formatos variados como OBJ, C4D, FBX, SKP e outros.

É o tipo de coleção perfeita para formar uma biblioteca de modelos 3d, caso você ainda não tenha uma boa coleção de objetos.

Qual a licença de uso dos arquivos? Segundo o próprio autor dos modelos 3d, você pode usar os objetos para projetos com fins comerciais sem nenhum tipo de restrição. Até mesmo a menção ao autor do material não é necessária.

Os links para download levam até o Google Drive do autor e podem parar de funcionar a qualquer momento. Portanto, recomendo que você faça o download o mais rápido possível para garantir a sua cópia dos arquivos.

Aprendendo modelagem 3d

Quer aprender a fazer modelos 3d como esses que aparecem nessa coleção de móveis gratuitos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam no aprendizado de modelagem. Seja usando o Blender ou então outros softwares: