Clicky

Texturas PBR seamless gratuitas

Compartilhe o artigo!

Algumas bibliotecas gratuitas de recursos acabam recebendo uma designicação que afasta alguns artistas 3d, como ser compatível apenas com uma ferramenta em particular. É muito comum encontrar esse tipo de pacote de texturas ou materiais em diversos websites.

O que você faz quando encontra esse tipo de pacote de material? Por exemplo, caso você não tenha o 3ds Max mas encontre um conjunto de materiais gratuitos que são em teoria compatíveis apenas com essa ferramenta. Você ainda assim faz o download?

Você pode estar perdendo uma excelente oportunidade de aumentar a sua biblioteca de recursos, caso escolha por não fazer o download.

Veja o caso dessa biblioteca de materiais gratuitos própria para o Maxwell Render. Os materiais são todos compostos por texturas do tipo seamless, que podem ser repetidas sem ligação aparente, em múltiplos mapas.

O material pode ser copiado de maneira gratuita do Gumroad e foi criado pelo artista digital chamado Tema. Para fazer o download das texturas de maneira gratuita, você precisa apenas informar como valor no download “zero”.

Depois de fazer o download dos materiais você vai perceber que os shaders estão todos organizados em arquivos MXM. Mas, além desses arquivos existe uma pasta chamada “Textures”. Adivinhe qual o conteúdo dessa pasta?

Sim, os arquivos das texturas em formato de imagem que pode ser usado por praticamente qualquer software 3d.

Quer um exemplo disso? Aqui está um dos materiais configurados no Blender:

Texturas PBR seamless gratuitas

Seria muito simples ignorar esse pacote de texturas caso você não use com frequência o Maxwell Render nos seus projetos. Mas, isso faria você perder a oportunidade de conseguir copiar uma coleção de texturas gratuitas.

Usando texturas em projetos

Quer aprender como usar esse tipo de textura em seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a manipulação e criação de texturas nos mais variados softwares:

2018-04-17T17:28:30+00:00 By |Texturas|1 Comentário

Sobre o Autor:

Um Comentário

  1. Anderson 18/04/2018 em 7:38 am

    Alan,

    Bom dia,

    Você tem algum curso ou indicação sobre stand para exposição utilizando o 3dmax(2015)?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.