Um dos nossos cursos do EAD – Allan Brito que mais surpreende nossos alunos pelo conteúdo é o de curso sobre desenho técnico com Blender. Nesse curso você aprende como renderizar imagens que podem ser usadas para documentar qualquer tipo de projeto relacionado com desenho técnico.

São diversas aplicações em arquitetura, engenharia e design.

Mas, como isso é possível? O processo envolve criar uma configuração especial usando o Freestyle, para renderizar as imagens no formato de desenho técnico.

O vídeo a seguir mostra um time-lapse de como funciona o processo, que foi gravado para o Blender 3D Architect.

Você aprende a fazer exatamente isso, mas com todas as aulas narradas em bom português.

Quem já está inscrito(a) nesse curso pode conferir duas novas aulas que foram adicionadas hoje:

  • Aula 08 – Inserindo blocos do AutoCAD: Aqui você aprende a fazer a conversão de blocos do AutoCAD em DWG para uso no Blender. Depois de converter os blocos você acompanha a edição e preparação dos mesmos para renderização.
  • Aula 09 – Controle de linhas com Python: Um problema que eventualmente aparece nesse tipo de ajuste no Blender é a edição de múltiplos estilos de linha. Dependendo do seu projeto, pode ser preciso criar entre 6 a 10 estilos diferentes. Nessa aula você aprende a criar um script em Python que controle múltiplos estilos de uma só vez.

Ambas as aulas são atualizações gratuitas. Você já está no curso? Basta fazer o acesso no EAD – Allan Brito para conferir o conteúdo.

Esse é um uso do Blender pouco conhecido, mas que pode ajudar de maneira significativa a ilustração de qualquer projeto que precise demonstrar desenho técnico. A grande vantagem é poder aproveitar o sistema de animação do software.

Já pensou em fazer apresentações em vídeo dos seus desenhos técnicos? No Blender isso se torna algo extremamente simples.