O uso de escalas humanas em projetos de interiores é um diferencial não só para o projeto, mas principalmente um benefício para qualquer observador. Basta imaginar o seu potencial cliente se perguntando sobre as dimensões de um ambiente.

Ao usar escalas humanas nas imagens você passa uma impressão clara e objetiva sobre as suas reais dimensões. Uma das formas mais simples de usar esse tipo de referência é com texturas. As chamadas texturas do tipo cutout já apresentam as imagens com recortes e fundo transparente.

Você só precisa aplicar a textuta em um plano no seu software 3d preferido, para depois renderizar as imagens com uma escala humana.

Mas, para realmente adicionar escalas que se enquadrem no ambiente 3d em projetos de animação é preciso trabalhar com pessoas tridimensionais.

O website especializado nesse tipo de material, chamado de Renderpeople, oferece diversas pessoas baseadas em scans 3d de alta qualidade para download.

Você pode fazer o download gratuito de cinco dessas pessoas em 3d sem custo algum. Existem dois modelos 3d de pessoas que são estáticas para os mais diversos projetos. Outros dois modelos já possuem rigs completos para animação.

Agora eles adicionaram uma terceira opção, que é o modelo 3d de uma pessoa já com animação.

O material está disponível em arquivos fonte para os mais diversos softwares, desde o 3ds Max até o Blender. Para garantir que qualquer pessoa possa usar os arquivos eles também possuem uma opção em FBX.

O download é direto, sem a necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro.

A grande vantagem desse tipo de material aparece nos projetos de animação. Pois, ao inserir modelos 3d como escala humana você pode mover a câmera sem se preocupar em transparecer que sua escala nada mais é do que um plano.

Caso você queira usar texturas, recomendo fazer o download desse pacote com texturas de pessoas gratuitas.

Usando escalas humanas nos seus projetos

Quer aprender a fazer projetos de visualização para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você a elaborar esse tipo de material: