O uso de ferramentas analógicas como papel para criar ilustração é algo que apenas poucos artistas ainda resistem em usar. Na grande maioria dos casos o uso de ferramentas digitais para ilustração é a nova regra do mercado. Você precisa conhecer e usar esse tipo de ferramenta.

As vantagens nesse caso são inúmeras, como a possibilidade de replicar o material e usar múltiplas opções de ferramentas. Sem mencionar a disponibilidade imediata do material para publicação.

Entre as opções de ferramentas digitais para criar ilustração está o Sketchbook da Autodesk, que até pouco tempo atrás só estava acessível por meio do programa educacional da empresa ou por assinatura.

Sketchbook gratuito

Mas, iniciando hoje as licenças individuais do Sketchbook agora são gratuitas para indivíduos. Isso significa que você pode fazer o download do software, instalar nos seus equipamentos e criar ilustrações com ele sem restrições.

Depois de sete dias usando o software será preciso fazer um registro na Autodesk, para manter o mesmo funcionando. Mas, sem custo algum em termos de licença.

Para os artistas digitais que trabalham com arte conceitual ou que precisam de uma plataforma para ilustração, essa se torna uma excelente opção. Você pode aproveitar hardware de ponta como mesas digitalizadoras da Wacom ou marcas concorrentes, ou então aquele notebook com stylus que você nunca usou, por não possuir nenhum software que permita esse tipo de criação.

Entre as vantagens do Sketchbook está a possibilidade de começar seus projetos de ilustração no Photoshop. É possível criar um esboço ou usar referências no Photoshop, salvar o material como um arquivo PSD e abrir o mesmo no Sketchbook para continuar o trabalho.

As camadas e diversos aspectos do arquivo PSD são preservados quando você faz a importação do material para o software.

Um aspecto importante desse tipo de ferramenta que você deve observar, é que o software pode ser muito bom, mas ele não faz milagres. É preciso de um pouco de habilidade para desenhar, caso contrário você não vai conseguir se muito produtivo visualmente.