Um dos recursos que mais compartilhamos aqui no allanbrito.com são texturas que podem ser úteis para os mais variados projetos. Desde uma visualização para arquitetura até jogos e aplicativos para dispositivos móveis.

Se você vai criar qualquer material relacionado com arte digital, é bem provável que em algum momento esse material precisará de texturas.

Como a quantidade de texturas e fontes para download é bem razoável, se formos considerar todos os links que compartilhamos, resolvemos montar uma lista com os principais locais para fazer download de texturas em domínio público.

Essas texturas estão disponíveis em creative commons zero, que é o mesmo que domínio público.

Aqui está a lista com os principais locais para fazer download dessas texturas:

  • CC0Textures: Biblioteca com mais de 100 opções de texturas em formato PBR. As texturas na sua maioria possuem reosluções que variam entre 4K e 8K.
  • cgbookcase: Outra grande biblioteca de texturas para arte digital que oferece as imagens em formato 4K. A variedade é um pouco maior que os arquivos oferecidos pelo CC0Textures, mas a resolução não chega nos 8K.
  • HDRI Haven: Mapas de ambiente são uma necessidade para diversos renderizadores modernos, que dependem desse tipo de textura para adicionar energia luminosa nos ambientes 3D. Até pouco tempo atrás as melhores imagens HDR faziam parte de pacotes pagos. Isso mudou com o surgimento do HDRIHaven, que oferece todos os arquivos da sua biblioteca de maneira gratuita.

Com o uso dessas três bibliotecas de arquivos você terá uma quantidade bem razoável de material para trabalhar e criar arte digital, sem nenhum tipo de restrição.

As texturas apresentam todas as qualidades de uma boa biblioteca paga de material com uma vantagem difícil de bater. Você pode redistribuir as imagens nos seus projetos.

Por exemplo, se você criar uma aplicação interativa com as texturas, pode mandar o material junto para seus clientes.

Se você comprar as texturas para seu projeto, os termos de uso do material certamente proíbem a sua distribuição. Isso faz dessas bibliotecas uma verdadeira mina de ouro!

Aprenda a usar essas texturas

Quer aprender a usar essas texturas nos seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você na aplicação e uso desse material: