Já faz um bom tempo que compartilhei aqui no site um projeto relacionado com o render de anime e mangá no Blender, que deixou muita gente interessada na metodologia usada para o render nesse estilo em particular. Seja para fins acadêmicos ou então para aproveitar o material sem suas próprias produções.

Quer fazer o download de diversas cenas e projetos relacionados com o tema? Um artista chamado Yuuki Shuri que pelo nome você já deve ter identificado que é Japonês, compartilhou no seu website uma pequena coleção com 18 cenários e objetos usados na produção de anime.

Todos os arquivos estão no formato nativo do Blender, oferecendo download direto para o conteúdo. Como todo o material é baseado em cenários típicos do Japão você vai encontrar:

  • Estações de metrô
  • Conbinis (Lojas de conveniência)
  • Escolas secundárias
  • Edificações
  • Casas no estilo Japonês
  • Vagões de metrô

Só existe um pequeno problema para fazer o download do material. O site está todo em Japonês. Você já deve ter percebido isso caso tenha clicado no link, sem ler o resto do artigo.

Se você matou as aulas de Japonês, assim como eu, o Google Translator é seu amigo nesse tipo de ocasião.

Como fazer para converter o material para outros formados que não sejam do Blender? Basta abrir o Blender e usar as opções de exportação do software.

Segundo a licença de uso dos arquivos, você pode usar o material para qualquer propósito. Até mesmo projetos comerciais sem nenhuma restrição. Só é proibida a redistribuição dos arquivos.

Aprenda a fazer render estilizado com o Blender

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e material que podem ajudar você a criar renders estilizados no Blender, usando o FreeStyle que já está incluso no software: