Os mapas HDRI são uma necessidade para a maioria dos artistas 3d e softwares usados na criação de material relacionado com renderização. Ao aplicar esse tipo de mapa em softwares como o Blender Cycles você consegue ao mesmo tempo adicionar energia luminosa e criar um ambiente com reflexões para interagir com materiais.

A melhor fonte de arquivos HDRI no momento é o HDRI Haven, que oferece esses mapas de maneira gratuita e com uma licença do tipo creative commons zero. Isso significa que você pode usar e redistribuir os mapas sem nenhuma restrição.

Nas últimas duas semanas o site adicionou mais alguns mapas na sua biblioteca:

Entre os mapas atualizados o destaque fica para o Shanghai Bund que oferece uma vista espetacular da cidade Chinesa com a linha de prédios e luzes no horizonte.

Se você pretende fazer um projeto que use esse tipo de ambiente, recomendo muito o download.

As resoluções dos mapas são um caso a parte. Existem opções iniciando com humildes 1024 x 512 pixels indo até incríveis 16384 x 8192 pixels.

Já mencionei que o download do material é gratuito?

Usando os mapas HDR gratuitos

Quer aprender a usar esses mapas em projetos de renderização? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você no uso desse material: