A modelagem 3d no SketchUp tem uma característica marcante, que é o fato dos objetos terem uma forte tendência a apresentar uma forma totalmente geométrica. É a forma com que a maioria das pessoas acaba criando no software e muitos adoram essa capacidade do SketchUp.

Mas, alguns objetos em particular podem exigir uma modelagem relativamente diferente e com mais formas orgânicas. É o caso de projetos envolvendo o uso de tecidos ou interiores com cortinas. Qualquer elemento relacionado com tecidos é muito complicado de criar, usando as ferramentas padrão do SketchUp.

É impossível de criar esse tipo de material no SketchUp? Claro que não! Se você usar as ferramentas certas. Nesse caso, um plugin gratuito chamado Clothworks.

Com o uso do plugin você adiciona no SketchUp a capacidade de criar os mais variados tipos diferentes de tecidos.

Isso vai adicionar mais realismo nos seus projetos de interiores, seja para criar simples cortinas para janelas no SketchUp ou então criar verdadeiros tecidos para cobrir camas e outros objetos.

Basta imaginar seu projeto usando o SketchUp com V-Ray para o máximo de realismo e ainda assim não contar com nenhuma superfície com tecidos.

Se você pretende desenvolver seus projetos no SketchUp, recomendo conferir o nosso pacote SketchUp COMPLETO, que são todos os cursos relacionados com SketchUp do EAD – Allan Brito. São dezenas de vídeos explicando como criar modelos 3d para arquitetura e renderizar projetos.