Hoje é possível encontrar diversas fontes para texturas gratuitas na web que podem ajudar nos seus projetos relacionados com modelagem 3D e render. Mas, algumas vezes essas bibliotecas gratuitas não oferecem um determinado tipo de textura ou superfície.

É por esse motivo que sempre recomendo fazer o download de novas texturas compartilhadas por artistas 3D. Esse é o caso dessa biblioteca com 12 texturas exclusivas que não estão disponíveis em nenhum outro local.

Nesse caso o material teve como objetivo auxiliar na produção de jogos 3D, mas como os tipos compartilhados são muito parecidos com o que temos em projetos para arquitetura é possível usar nesse tipo de projeto. Os arquivos foram criados pelo artista Aender Lara.

O conjunto com 12 texturas gratuitas pode ser copiado diretamente dessa página que leva até o Gumroad do artista.

Entre as texturas disponíveis no conjunto você encontra:

  • Couro
  • Madeira
  • Tijolos
  • Metal

Todas as texturas podem ser aplicadas em superfícies específicas como pisos ou então paredes. Por exemplo, existem texturas próprias de madeira para pisos e paredes.

As texturas são PBR? Sim! Ao fazer o download do pacote você encontra dentro do arquivo compactado diversos mapas diferentes para configurar materiais PBR.

Como fazer o download gratuito no Gumroad? Caso você nunca tenha usado o Gumroad, é preciso informar no momento do download um “preço justo” para esse arquivo. Se for informado o valor como sendo “zero” o download será iniciado sem custo.

Quer aprender a usar esse tipo de recurso nos seus projetos? Aproveite para conferir os cursos gratuitos do EAD – Allan Brito, que abordam não só o uso de texturas como essas mas diversos outros assuntos.