O uso de vegetação em ambientes externos ou cenários de jogos sempre apresenta desafios para qualquer artista 3d, principalmente quando você considera a quantidade de processamento necessária para renderizar essas cenas. Você tem diversas opções para conseguir gerar esse tipo de ambiente.

A primeira é com o uso de modelos 3d próprios de vegetação que ajudam na criação de volumetria e sombras reais, mas que acabam detonando o render. O motivo é a adição de alguns milhões de polígonos na sua cena.

Para evitar essa carga computacional a melhor opção é usar texturas para representar as árvores. Essas texturas podem estar em um formato chamado cutout que são as imagens já com fundo transparente.

Quer fazer o download de seis dessas texturas já nesse formato? De maneira gratuita?

O pessoal do seedmesh compartilhou na conta do Gumroad deles um pacote com seis dessas texturas de maneira gratuita.

Antes que você corra para fazer o download, observe que o procedimento para conseguir copiar os arquivos é um pouco diferente. Agora você precisa usar o link que está no topo da descrição da página e não mais o botão tradicional do Gumroad. O texto está em destaque com um “Click here to download” lá no todo.

O link leva até uma página compartilhada do Google Drive.

Quer aprender a usar esses recursos nos seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos gratuitos que podem ajudar você na criação e renderização de cenas usando essas texturas.