Nos softwares que trabalham com renderização usando algoritmos como Path Tracing o uso dos chamados mapas de ambiente podem ajudar muito no render. Esse é o caso do Blender Cycles que faz uso dessa técnica para renderização.

Os mapas de ambiente podem usar tanto uma cor sólida para o fundo e adicionar luz de maneira contínua, ou então você pode aplicar mapas HDR para efeito fotográfico. Com o Blender Cycles e Eevee o uso desse tipo de recurso é fundamental para o render.

Quer fazer o download de alguns mapas HDR gratuitos com resolução 16K?

Uma das melhores fontes desse tipo de recurso hoje em dia é o HDRIHaven. Eles oferecem mapas em domínio público que você pode usar e redistribuir.

O site adicionou faz pouco tempo algumas opções únicas relacionadas com mapas HDR, que podem ajudar no render para interiores:

Todos os mapas oferecem opções únicas para gerar iluminação e também superfícies reflexivas, caso você decida trabalhar com material do tipo Glossy.

Para fazer o download, basta visitar os respectivos links.

Quer aprender a usar o Blender para renderizar com Cycles ou Eevee? No EAD – Allan Brito você encontra o Blender COMPLETO, que é o nosso pacote com:

  • +30 cursos
  • +700 vídeos
  • 400 horas de cursos com certificados

A vantagem do pacote é desconto sobre o valor cheio dos cursos. O desconto pode variar entre 80% e 90% do valor. Hoje mesmo está com 90%!