Download gratuito de frutas 3D para 3ds max

Entre os tipos de superfícies mais difíceis de reproduzir em 3d as que são claramente associadas com natureza apresentam grande desafio para artistas 3d. Isso envolve vegetação, frutas e outras superfícies naturais. Como estamos muito habituados a identificar esse tipo de objeto, qualquer pequeno defeito já evidencia uma potencial artificialidade em objetos 3d.

Ter uma biblioteca de objetos prontos com essa temática pode ser de grande ajuda para artistas 3d, pois evita que você precise criar tudo do zero.

Um artista chamado John Zaki compartilhou na sua página do Behance uma coleção com frutas que pode ser de grande utilidade para usuários do software. Os arquivos foram todos gerados com base em escultura digital no MudBox e representam muito bem a topologia e forma de frutas reais.

Os arquivos podem ser copiados do link na própria página do portfólio do artista, é necessário rolar página até a parte inferior para visualizar o endereço. Só não coloco o download direto aqui para o caso do artista atualizar o endereço, e o link eventualmente ficar quebrado.

O material é compatível com versões do 3ds max entre a 2015 e 2017. As texturas necessárias para fazer a renderização do arquivo e eventual avaliação do projeto já estão inclusas no pacote.

Segundo o autor do material os modelos foram gerados como forma de estudar a topologia e criação desse tipo de objeto em 3d, para que ele próprio no futuro possa criar outros objetos semelhantes de forma mais rápida.

Qual a licença de uso desse material? O autor não deixou claro se os arquivos dessa coleção são de domínio público ou no formato creative commons com citação. Por via das dúvidas, caso você decida usar os arquivos em projetos comerciais é sempre interessante consultar o autor para evitar problemas.

Aprenda a fazer modelagem e renderização

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você na criação de objetos parecidos com os oferecidos nessa coleção gratuita:

Script gratuito para 3ds max cria paredes de tijolos

Na modelagem para arquitetura em qualquer tipo de software ou contexto, existe um tipo de superfície que será a mais usada em praticamente todos os projetos; a parede de tijolos. As formas que podemos usar para reproduzir esse tipo de superfície são as mais variadas e abrangem desde a criação individual até o uso de imagens.

A forma mais rápida e fácil de criar paredes de tijolos é com o uso de texturas, pois você não precisa se preocupar com a modelagem de cada objeto individual. Mas, apesar de ser rápido de criar o uso de superfícies inteiras baseadas apenas em texturas apresenta alguns pontos negativos. O primeiro deles está relacionado com animação e física.

Os movimentos ou dinâmica que pretendem destruir a parede vão deixar bem claro que o objeto é formado por um volume único. Se você pretende trabalhar com animações em timelapse o uso de texturas também não será indicado, pois ficará difícil fazer a evolução da construção por cada tijolo.

Para os artistas digitais que fazem uso do 3ds max um script pode ser a solução para criar de maneira rápida paredes de tijolos. Com o Brick Wall Builder você será capaz de construir de maneira extremamente rápida estruturas baseadas apenas em tijolos de diversas maneiras diferentes.

brickwall_builder_500_px_85

Um dos pontos positivos do script é que além de criar a estrutura dos tijolos em 3d, é possível adicionar variações na forma com que a estrutura dos tijolos é montada. Por exemplo, você pode optar por adicionar uma inclinação aos objetos que formam a parede. É algo incomum na prática da construção, mas que pode ajudar na simulação de estruturas baseadas apenas em tijolos.

O Brick Wall Builder é totalmente gratuito e está disponível para o 3ds max apenas, mas como diversos leitores do site acabam usando a ferramenta como base para criar modelos voltados para arquitetura o recurso pode ser útil.

Para fazer o download do plugin, visite esse endereço.

Modelagem e visualização para arquitetura

Se você pretende se especializar na modelagem e visualização para arquitetura o EAD – Allan Brito possui diversos cursos específicos sobre esse tópico que podem interessar você:

Script gratuito para o 3ds max: Converter 3D em 2D

A criação de modelos 3d em softwares como o 3ds max é algo trivial, mas quando você precisa além do 3d trabalhar com vistas bidimensionais, a coisa pode complicar. Quando isso acontece uma boa parcela dos artistas 3d acaba fazendo montagens com imagens renderizadas. Não seria ótimo poder converter 3D em 2D de modo automático? Com um script gratuito para o 3ds max você pode!

Com o script gratuito para o 3ds max chamado de GoAutoCAD você consegue fazer a conversão de objetos tridimensionais em linhas 2D. É um processo parecido com o que acontece dentro do AutoCAD, quando precisamos criar as projeções de linhas dentro do software. Por exemplo, você faz a modelagem 3d de um projeto e depois disso percebe que precisa criar projeções ortogonais do objeto.

No AutoCAD existe uma forma rápida de fazer isso mas no 3ds max não. Com o uso desse script desenvolvimento por um artista chamado Alex Nguyen, você pode rapidamente fazer a conversão. O funcionamento é simples, e basta selecionar o objeto desejado para acionar o script.

Script gratuito para o 3ds max

Depois de acionado o script faz a criação de maneira automática das vistas ortogonais do objeto, adicionando inclusive as linhas que fazem a delimitação dos polígonos dos objetos. A vantagem desse tipo de técnica é a não necessidade de outros software para gerar as vistas 2D. Você pode aproveitar esses objetos 2D para gerar animações ou fazer composições no 3ds max.

O script gratuito para o 3ds max GoAutoCAD é um ótimo recurso para qualquer artista interessado em desenvolver habilidades relacionadas com visualização e animação. Se você trabalha com modelagem e visualização de objetos, o download do script gratuito para o 3ds max é mais que recomendado.

O link para o recurso é oriundo do compartilhamento do próprio autor pelo Google Drive, então o link pode eventualmente parar de funcionar. Faça o download o quanto antes para garantir o uso da ferramenta.

Usando o 3ds max e AutoCAD

Você ainda não conhece o 3ds max ou AutoCAD e gostaria de começar? Recomendo visitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito sobre esses softwares para começar:

Curso sobre rigging de personagens com CAT no 3ds max

O rigging de personagens é um processo que envolve diversos passos de qualquer artista e um bom nível de conhecimento por parte do software usado, e também a biodinâmica do personagem desejado. Por exemplo, os personagens bípedes humanóides são fáceis de criar pois além da familiaridade, a quantidade de material de referencia existente é muito grande. Para situações em que a estrutura do personagem é diferente, a parte de pesquisa precisa ser bem desenvolvida para realizar testes e avaliar a solução. Nesse contexto existem também ferramentas especializadas em rigging que tornam o processo completo muito simples!

Você já ouviu falar do CAT? Esse acrônimo significa character animation toolkit e o mesmo foi incorporado ao 3ds max depois que a Autodesk adquiriu o software alguns anos atrás. Hoje ele faz parte integrante do 3ds max, e você pode aproveitar uma infinidade de facilidades em rigging adotando a ferramenta. Ainda não sabe usar o CAT? Quer aprender rigging de personagens com CAT?

rigging de personagens com CAT

No EAD – Allan Brito agora você encontra o curso sobre rigging de personagens com CAT no 3ds max que explica a ferramenta de forma a criar qualquer tipo de rigging! No próprio CAT você encontra diversos modelos prontos de personagens, mas o real poder da ferramenta reside na sua flexibilidade em criar qualquer tipo de estrutura para personagens. Isso é apresentado inclusive já na segunda aula do curso.

Mas, a criação de tipos diferentes de riggings não é a única vantagem do CAT. Com o software você tem facilidades relacionadas também em animação como as camadas. O curso é voltado para pessoas que gostariam de conhecer rigging de personagens com CAT mas não tiveram nenhuma experiência nesse sentido. Os benefícios são o ganho em velocidade e produtividade em animação, mesmo que você já tenha experiência com os bones tradicionais do 3ds max.

Aqui está a lista de aulas:

  • Aula 01 – Entendendo rigging com o CAT
  • Aula 02 – Criando rigs com o CAT no 3dsmax
  • Aula 03 – Opções de configuração de rigs no CAT
  • Aula 04 – Simulando músculos no CAT
  • Aula 05 – Usando camadas de animação
  • Aula 06 – Controles de animação no CAT
  • Aula 07 – Usando o CATMotion

Caso queira saber mais sobre o curso, visite a página dele no EAD – Allan Brito e comece hoje mesmo a fazer rigging de personagens com CAT.

Aprenda mais sobre rigging de personagens com CAT

Tem interesse em aprender ainda mais sobre rigging de personagens ou animação? Recomendo visitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para ampliar ainda mais seus conhecimentos na área:

Curso de modelagem poligonal com 3ds max

A variedade de ferramentas e cursos oferecidos no EAD – Allan Brito cresceu bastante nesses últimos doze meses e além do Blender, que é um dos principais temas abordados no site outras ferramentas como Maya, AutoCAD, Unity, Photoshop e Unreal receberam cursos e treinamentos especializados. Mas, uma ferramenta em particular estava ausente dessa lista e sempre recebia pedidos para adicionar conteúdo e treinamento especializado sobre o 3ds max. Apesar de ser uma das ferramentas mais usadas no mercado brasileiro, o 3ds max estava ausente da lista de cursos do site. Essa semana isso mudou! Com o lançamento de dois cursos dedicados ao software.

O primeiro é o curso básico de 3ds max que é totalmente gratuito e ajuda você a entender o funcionamento da interface e ferramentas do software. Se o seu objetivo é começar a trabalhar com o 3ds max, recomendo que inicie pelo curso básico para conhecer a interface e as principais características do software. E depois de passar pelo curso básico, você chegará no ponto em que poderá querer avançar um pouco mais para a modelagem de objetos complexos baseados em polígonos.

Nesse caso você pode conferir o curso de modelagem poligonal com 3ds max, que aborda exatamente a criação de modelos 3d próprios para uso em ambientes de jogos ou outros tipos de situação que podem fazer uso de polígonos. É com os polígonos que a maioria dos artistas 3d cria objetos para jogos, personagens e também elementos para visualização em arquitetura.

modelagem poligonal com 3ds max

Na última aula do curso você aprende a moldar uma cabeça estilizada que é a base para criação de modelos 3d com técnicas de subdivisão. Ao longo do curso você conhece as ferramentas e métodos necessários para criar modelos 3d suavizados e controlando a quantidade de polígonos, para conseguir criar os mais variados tipos de objetos 3d. Para conhecer a lista completa de assuntos abordados, visite a página do curso para a lista completa de recusos.

Modelagem 3d

Mas, caso você queira se especializar em modelagem 3d com outras ferramentas aqui está uma lista com outros cursos de modelagem do EAD – Allan Brito: