Sim, você não está lendo errado. Podemos utilizar scripts para ações repetitivas no Photoshop de maneira semelhante ao que é feito no Flash com o ActionScript. Você usa o Photoshop já faz muito tempo e nunca reparou nisso? Qual a diferença entre o uso de Scripts e as famosas Actions do Photoshop? Bem, com as actions o que nós fazemos é simplesmente ligar o botão de gravação e depois realizamos uma ação. Depois que a ação estiver finalizada, pressionamos o parar e a gravação para. Nada mais é do que uma repetição de tarefas.
Com os scripts, podemos realizar edições mais avançadas e sofisticadas. Como análises que envolvem condições.
Se você trabalha com o
No site encontramos um arquivo PDF, com o resumo de uma apresentação em slides, mostrando as vantagens do uso dos scripts. Que é basicamente o primeiro parágrafo desse artigo. Depois ele mostra as opções em scripts para o Photoshop:
- VBScript
 - AppleScript
 - JavaScript
 
Apesar de suportar os três tipos, o texto recomenda adotar o uso de JavaScript para a programação. Devido a sua ampla utilização nesse tipo de linguagem, fica mais fácil aprender ou solicitar a ajuda de um programador.
Fora essa apresentação que explica como começar a criar os seus próprios scripts, o web site disponibiliza vários scripts gratuitos para download. Os scripts estão divididos em quatro categorias:
- Scripts Básicos
 - Scripts voltados a eventos
 - Scripts adicionais
 - Scripts intermediários
 
Caso você queira partir para um treinamento mais avançado no Photoshop, essa pode ser uma ótima oportunidade em aprender algo diferente. Ou você acha que photoshop avançado é saber aquela seqüência mirabolante de filtros, para fazer aqueles efeitos em fotografias e imagens?
O conceito de avançado passa por saber personalizar a ferramenta, para aumentar a produtividade. Isso sim é usar uma ferramenta de maneira avançada.