O desenho de qualquer tipo de peça envolvendo o AutoCAD ou qualuqer outro software que lide diretamente com representação técnica exige dos artistas envolvidos muito conhecimento, sobre técnicas construtivas e também como representar diversos tipos de elementos visualmente. Esses elementos tem como objetivo atribuir escala aos desenhos e também ajudar na interpretação da função existente em cada espaço. Nesse tipo de situação temos duas opções para criar essas representações, que consistem no desenho de todos os elementos existentes na cena ou aproveitar uma biblioteca de blocos já existentes. Para facilitar a vida dos usuários do AutoCAD, encontrei uma biblioteca gratuita de blocos em DWG para uso em projetos de arquitetura e mecânica.

biblioteca_gratuita_de_blocos_em_DWG.jpg

Os blocos estão organizados em categorias, sendo que você pode escolher entre as opções:

  • Arquitetura
  • Mecânica
  • Diversos

Esses arquivos foram criados usando o AutoCAD 2006, e devem funcionar muito bem inclusive em softwares que fazem uso de scripts ou plugins para ler arquivos DWG. A quantidade é um pouco limitada em relação a diversidade, mas para tempos em que sempre é preciso terminar os desenhos com tempos mínimos de trabalho, é muito importante ter recursos como esse para conseguir acelerar o processo de desenho.

Outro ponto negativo ao qual você terá que se acostumar, é que a nomenclatura dos arquivos dentro da biblioteca gratuita de blocos em DWG está em inglês, o que pode dificultar inicialmente a seleção dos arquivos. Na dúvida, a minha recomendação é realizar o download de todos os arquivos e investigar visualmente o que cada um representa, principalmente se você não faz idéia dos nomes em inglês.

A licença de uso dos arquivos não está clara no site, mas como não existe nenhuma informação sobre restrição da aplicação dos blocos em projetos com fins comerciais, acredito que não exista problema no uso desse tipo de material em projetos comerciais.

Expandindo seus conhecimentos em arquitetura 3D

Quer expandir os seus conhecimentos em visualização para arquitetura? Você pode conferir os cursos online sobre modelagem para arquitetura no EAD – Allan Brito, e expandir as suas habilidades para usar recursos tridimensionais em seus projetos:

Com esses dois cursos você começa de imediato a trabalhar com modelagem em projetos voltados especificamente para arquitetura.