O AutoCAD 2009 está ai e a demanda por tutoriais e novidades é grande, claro que uma das mais evidentes dessa versão é a reformulada interface Ribbon. Quem me conhece sabe que usei o AutoCAD por muito temo, até que comecei a migrar para soluções baseadas em software livre. Mas mesmo assim, ainda ministrava aulas sobre AutoCAD e prestava consultoria para alguns escritórios e os amigos que tinham dúvidas sobre a utilização de algumas ferramentas do AutoCAD.

Na última semana precisei fazer a revisão da ementa de um curso sobre AutoCAD, para a versão 2009. Claro que para fazer isso eu precisava de uma boa idéia sobre as novidades dessa versão. Para ajudar nessa tarefa, procurei por um link ou lista com artigos sobre as novidades do AutoCAD 2009, e consegui localizar uma ótima lista. No fórum de usuários do AutoCAD AUGI, existe um tópico em que um dos usuários está reunindo notícias e tutoriais, sobre as novidades do AutoCAD 2009.

AutoCAD 2009

Alguns dos links são interessantes, pois eles remontam ainda a notícias sobre rumores publicados antes mesmo do lançamento da versão 2009.

Na lista de links, existem alguns interessantes. Esse é um sumário de algumas das notícias:

  • O Explode não existe mais!: Calma, eu também fiquei intrigado com essa notícia, mas depois de ler o artigo percebi que apenas o ícone do comando Explode foi alterado pela primeira vez em vários anos. Agora não temos mais aquela dinamite, o ícone é representado por planos sendo separados.
  • AutoCAD 2009 em 2 minutos: Esse artigo faz um sumário rápido sobre as novidades dessa versão. É um dos mais resumidos e completos da lista, com uma abordagem rápida sobre todos os novos recursos.
  • O novo gravador de “Macros” do AutoCAD 2009: Aqui temos um artigo que analisa o recém implementado gravador de macros do CAD, que funciona de maneira muito semelhante ao gravador já existente no pacote Office.
  • Formato DWFx: Um novo formato de arquivo foi apresentado nessa versão, o DWFx baseado em instruções XML como acontece com os novos documentos do Office 2007. Segundo a Autodesk, esse formato pode ser visualizado e impresso pelo IE 7.
  • Série Prequel: Para finalizar a lista, essa é uma série de tutoriais e artigos sobre as novas ferramentas dentro da lista. Diferente da abordagem rápida (2 minutos), essa série faz uma análise mais detalhada.

Bem, essa é apenas uma pequena lista com algumas das novidades do AutoCAD 2009, aproveite a lista, pois esse é apenas um pequeno conjunto dos links existentes lá. No total são mais de 40 artigos e tutoriais relacionados na página e a tendência é que com o tempo o autor adicione novos links.