A ilustração vetorial é parte fundamental de qualquer processo de construção relacionado com comunicação visual. Seja para qualquer finalidade, eventualmente você vai precisar trabalhar com a edição e criação de vetores. Por muito tempo o mercado brasileiro foi dominado pelo Corel Draw, que era praticamente sinônimo de edição relacionada com vetores.

Mas, o cenário do mercado hoje é bem diferente e o Corel Draw já não reina mais absoluto, pois a concorrência com o Adobe Illustrator e Inkscape é bem acirrada. Principalmente quando o assunto são gráficos vetoriais para a web, o Inkscape leva grande vantagem.

Um ambiente integrado que consegue publicar material para a Web é fundamental nos dias atuais.

Fora essa característica, o Inkscape ainda possui outra vantagem que o torna muito competitivo. Ele é gratuito e de código-aberto.

No EAD – Allan Brito você já encontrava um curso básico gratuito que ensinava a usar o Inkscape. Depois de muitos pedidos dos nossos alunos, resolvemos expandir a oferta de material sobre o Inkscape! Agora você tem disponível também o curso de ilustração vetorial com Inkscape.

No curso você encontra uma sequência completa de exemplos e orientações, sobre como criar as mais variadas formas vetoriais com o Inkscape. Se você pretende desenhar material relacionado com publicidade, design, arquitetura ou vetores para a Web o curso será de grande ajuda.

Você vai entender o funcionamento das curvas bezier e ferramentas do Inkscape que ajudam na criação de vetores.

Aqui está a lista dos assuntos abordados no curso:

  • Configurar os documentos do Inkscape para ilustração
  • Adicionar gráficos vetoriais
  • Editar e construir ilustrações 2D
  • Transformas imagens em vetores
  • Adicionar efeitos em composições de vetores
  • Exportar e imprimir do Inkscape

Um dos pontos importantes relacionados com o uso do Inkscape, é que ele pode gerar muito mais do que arquivos SVG. Esse é o formato em que os layouts gerados no software são salvos.

Com o Inkscape é possível trabalhar com a criação de arquivos PDF, o que faz do software uma poderosa plataforma de criação! Seja com vetores compostos, imagens ou textos.

Aprendendo ilustração e design

Quer expandir ainda mais seus conhecimentos relacionados com ilustração e design? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com design e manipulação de imagens!

Aqui está a lista dos cursos: