Plugin gratuito para o After Effects: SABER

O uso de plugins para criação de conteúdo em softwares com Photoshop, After Effects e Premiere é muito comum entre editores. Alguns desses plugins são verdadeiros canivetes suíços em termos de efeitos e recursos, que deixariam qualquer pessoa boquiaberta com os resultados. Quer fazer o download de um plugin gratuito para o After Effects?

O Videocopilt lançou nos últimos dias um plugin gratuito para o After Effects chamado de SABER, que pode ser a solução que faltava para seus projetos de vídeo. Com o After Effects você já possui uma poderosa plataforma para criar animação e efeitos em vídeo. É esse plugin permite explorar o uso de raios, relâmpagos e efeitos semelhantes.

No próprio vídeo de demonstração da ferramenta você já consegue acompanhar vários dos efeitos possíveis com ele, sendo que a aplicação em projetos de ficção científica são evidentes. Como fazer para iniciar o download do plugin gratuito para o After Effects? Simples, basta visitar o web site indicado no parágrafo anterior e depois de se cadastrar, incitar o download.

plugin gratuito para o After Effects

Com ferramentas assim é que você consegue economizar tempo de produção, pois diversos dos efeitos já estão prontos na plataforma. Você precisa apenas saber o local em que as opções do plugin estão disponíveis. É muito comum encontrar artistas que possuem um arsenal de plugins, sendo que a sua produtividade é afetada de maneira positiva.

Já tive a oportunidade de trabalhar com um artista especialista em After Effects, que conseguia entregar animações em vídeo extremamente complexas em curto espaço de tempo. Quando perguntei para ele o seu “segredo” o mesmo me listou pelo menos 10 plugins que faziam parte das suas ferramentas básicas. Aproveite que o SABER é um plugin gratuito para o After Effects e adicione ele no seu arsenal!

Além de um plugin gratuito para o After Effects

Você tem interesse em trabalhar com animação para vídeo? Isso pode ser feito tanto com o After Effects como também com softwares 3D. Com os seguintes cursos do EAD – Allan Brito você tem diversas opções para começar:

Como importar FBX para o After Effects?

O After Effects é um software que podemos chamar de 2.5D pois ele tem todas as ferramentas e capacidade de criar animações em duas dimensões, e também trabalha com animações usando o eixo Z. Isso significa que podemos manipular diversos elementos em três dimensões, mas sem ter em mãos um software 3d. Até pouco tempo atrás esse tipo de maneipulação estava restrita apenas ao uso de câmeras, mas com o tempo o After Effects conseguiu ampliar esse suporte e já pode até mesmo manipular objetos em 3d. Uma pergunta que muitas pessoas me fazem está relacionada ao uso de algum plugin para ajudar na importação de mais modelos 3d para o software. Por exemplo, é possível importar FBX para o After Effects?

fbx-ae

A resposta é sim! Mas, para conseguir isso você precisa de um plugin gratuito que pode ser copiado nesse endereço, e o nome desse plugin é FBX to AE. Com o uso de arquivos FBX as possibilidades de importar material para o After Effects se ampliam de maneira significativa. Como uma boa parte dos softwares 3d é capaz de gerar arquivos no formato FBX você pode criar modelos 3d simples, e adicionar eles em composições no After Effects para trabalhar com efeitos de câmera e animação para vídeo.

O plugin é compatível com o After Effects CC 2014 e 2015 sendo totalmente gratuito. Para os artistas que usam o After Effects como plataforma para criação de animações e material em vídeo, o uso desse tipo de plugin pode trazer muito mais possibilidades na criação de vinhetas e material em vídeo.

Animação em vídeo no After Effects

Além de importar arquivos FBX para o After Effects você pode aproveitar também para conhecer o curso sobre animação para vídeo com After Effects do EAD – Allan Brito e consolidar os seus conhecimentos em termos de animação com o After Effects, para produções relacionadas com animação ou vídeo nos mais variados meios. O curso é voltado para pessoas e artistas que estejam iniciando tanto em animação como no After Effects.

Precisa de conhecimento básico no After Effects? No curso básico de After Effects, que é gratuito, você encontra as informações necessárias para começar!

Planos de fundo animados para After Effects

A criação de vídeos usando softwares como o After Effects ou o Adobe Premire envolve primeiro a gravação do material que será usado no vídeo, e depois a inclusão de diversos outros recursos que facilitem a edição e finalização do projeto. Entre esses recursos estão presentes sons, músicas e também clipes de filme que ajudam na contextualização ou finalização do vídeo. Se você pretende começar a trabalhar com edição de vídeo ou composição digital, recomendo começar a reunir recursos que possam ajudar no processo de edição e montagem dos seus projetos como fundos animados que possam ser reproduzidos em ciclos.

Esse tipo de recurso é extremamente importante quando queremos apresentar material textual ou mesmo informações diversas em vídeo, pois adiciona um elemento dinâmico em material que seria a princípio estático. Existem inúmeros locais em que podemos comprar esses vídeos e garantir o uso desse material sem problemas relacionados com direitos de imagem.

Quer consultar e até mesmo fazer o download de planos de fundo animados para After Effects e Premiere de maneira gratuita? Nessa playlist do Youtube você encontra diversos desses planos de fundo, em um total de 98 e com links e informações sobre a disponibilidade ou não de uso desse material em projetos. Quando é necessário fazer a compra do arquivo a indicação é feita na descrição do vídeo.

Alguns dos vídeos possuem marca d’água e podem ser complicados de usar sem que sejam regularmente adquiridos para seu projeto. Você precisa avaliar cada exemplo e decidir se o uso do material é ou não fundamental para o seu projeto.

Aprendendo animação para vídeo

O uso de vídeo como meio de comunicação é algo muito comum nos dias de hoje, e a demanda por criação de material para locais como o Youtube ou distribuição em canais específicos na web é bem significativa. Caso você ainda não tenha conhecimento nesse tipo de produção, recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir o curso sobre animação para vídeo com After Effects que mostra todo o processo necessário para criar e exportar animações, voltadas especificamente em ambientes de vídeo.

No curso você conhece as ferramentas e recursos do After Effects que ajudam na criação de animações diversas para vídeo!

After Effects CC 13.5 e Adobe Character Animation

Os assinantes do pacote Creative Cloud da Adobe devem receber muito em breve uma atualização para o software de efeitos e animação para vídeo mais usado no mercado, que é o After Effects. É até interessante analisar que no mercado brasileiro ele é um dos softwares mais usados, e no resto do mundo a competição com outras ferramentas que realizam o mesmo tipo de tarefa é muito mais acirrada. Bem, os usuários do software devem conseguir aproveitar vários recursos interessantes que foram anunciados para o After Effects CC 13.5.

Além do After Effects CC 13.5 a Adobe finalmente vai liberar para os assinantes do pacote Creative Cloud o Adobe Character Animation, que é especializado em animação de personagens. Essa é uma opção a mais para as pessoas interessadas em entrar no mercado de animação. O software tinha sido anunciado no início do ano, e apenas agora ele deve aparecer na lista de recursos do Creative Cloud.

adobe character animation cc

Algumas das novidades do Adobe After Effects CC 13.5:

  • Acesso as bibliotecas do Creative Cloud para compartilhar recursos com outros softwares como Illustrator, Photoshop e outros;
  • Otimização do software para fazer com que ele tenha resposta mais rápidas aos processos de edição mais corriqueiros;
  • Maneiras simplificadas de pré-visualizar projetos e composições
  • Adobe Character Animation para transformar ilustrações e fotos em animações, aproveitando uma câmera e microfone da maneira mais automatizada possível;
  • Melhorias na exportação de projetos com o Adobe Media Encoder.

Aqui é interessante mencionar que o After Effects CC 13.5 recebe como recurso extra a capacidade de aproveitar a tecnologia de animação facial do Character Animation, para gerar controles de movimento específicos para faces em vídeo. Por exemplo, será possível sincronizar os movimentos da face de um ator com efeitos ou elementos animados para vídeo de maneira muito mais fácil.

Aprendendo a usar o After Effects para animação em vídeo

Ainda não sabe usar o After Effects para criar animação para vídeo? Existe um curso recém lançado no EAD – Allan Brito que ensina a aproveitar todos os recursos do After Effects para criar animações voltadas para vídeo! No curso sobre animação para vídeo com After Effects você realiza diversos exercícios e confere exemplos de uso do software em situações como: – Criação de vinhetas – Animações para o mercado publicitário – Animações de abertura e encerramento em vídeos – Aplicação de efeitos – Uso dos recursos e efeitos para animação

Animação com After Effects: Plugin gratuito Animation Composer

A animação para vídeo utiliza técnicas variadas para apresentar informações de maneira atraente para quem procura demonstrar informações ou imagens em curtos espaços de tempo. É muito comum encontrarmos diversos trabalhos especializados em motion graphics que fazem uso de movimentos frenéticos e sincronizados com música, para atrair a atenção das pessoas que estão assistindo ao material. Essas animações podem ser criadas tanto com base na boa e velha técnica da interpolação de movimento, usando quadros-chave ou então com o auxílio de plugins. Alguns desses plugins ajudam de maneira significativa quem não quer ter trabalho algum com deslocamentos de objetos na tela ou linhas do tempo.

No After Effects existe um plugin chamado de Animation Composer que é oferecido de maneira gratuita pela empresa que desenvolve o software, e que pode ser interessante para artistas que não tem conhecimento algum sobre o After Effects ou animação.

O tutorial a seguir mostra o funcionamento do software, apenas em inglês.

A base de funcionamento do Animation Composer é o uso de modelos prontos de animação, que já acompanham o software quando instalamos ele no After Effects. Mas, para expandir as opções e fazer animação com After Effects é necessário adquirir pacotes com modelos adicionais para o plugin. Então, apesar de ser gratuito a princípio o Animation Composer pode acabar exigindo um pequeno investimento para se transformar em ferramenta útil para animação com After Effects.

Mas, ainda assim é uma opção interessante para conseguir produzir material animado em vídeo de maneira extremamente rápida, pois apesar de não possuir muitos modelos a disposição no pacote gratuito, podemos criar animação com After Effects de maneira muito rápida usando os recursos do plugin.

Animação com After Effects

Para os casos em que você gostaria de aprender como as animações são produzidas para ambiente de vídeo, recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conferir o curso sobre animação para vídeo com After Effects em que você aprende realmente a usar o software para animação, sem o auxílio de plugins ou ferramentas auxiliares.

Nesse caso você irá realmente compreender o funcionamento do software, e trabalhar com múltiplas câmeras e a sua linha do tempo.