O uso de vegetação em projetos 3d sempre envolve desafios para quem está tentando adicionar mais contexto em ambientes virtuais, seja em jogos digitais ou cenários voltados para arquitetura. Quando é preciso trabalhar com vegetação em ambientes virtuais existem basicamente duas opções para resolver o problema. A primeira envolve o uso de modelos 3d que representem esse tipo de objeto na cena, mas apesar de ser muito eficiente visualmente pela volumetria e características, os objetos poligonais representando vegetação acabam adicionar muita carga computacional. Como são necessários diversos polígonos para formar árvores 3d, os objetos que inserimos nas cenas com esse propósito geralmente demandam muito do computador.

A segunda solução é a mais eficiente e envolve o aproveitamento de texturas para representar vegetação. Como funciona? O processo é muito simples e envolve o aproveitamento de uma imagem especial, que possui o plano de fundo configurado com pixels transparente. Essas imagens são identificadas pelo termo 2D Cutout. Com um bom número dessas imagens é possível trabalhar com vegetação e até mesmo pessoas, adicionadas em projetos de maneira extremamente fácil e rápida. Sem mencionar o fato de que sendo apenas uma textura aplicada em faces de planos, a demanda computacional é extremamente baixa.

free_trees_Cycles_500px

Quer fazer o download de um grupo dessas árvores? No BlendSwap um usuário chamado jlmn compartilhou 25 texturas de vegetação aplicadas em arquivos do Blender. Como o material é todo formado por texturas, é indicado para qualquer artista 3d que esteja interessado em aplicar vegetação em projetos. As imagens estão com resolução de 1000 x 1000 pixels e contam com canal alpha já configurado para uso, e necessitam apenas pequenas edições e ajustes para uso.

Mesmo que você não use o Blender, o recurso das texturas é gratuito e pode ajudar em vários contextos diferentes.

Usando texturas do tipo Cutout

Quer aproveitar as imagens do tipo Cutout nos seus projetos? Com os seguintes cursos do EAD – Allan Brito você pode usar e editar essas imagens em diversos tipos de softwares: