100 músicas eletrônicas gratuitas para vídeo e animação

Os projetos relacionados com animação, vídeo e jogos precisam de um componente essencial para atribuir contexto. Esse componente é a música, que de acaba sendo um dos últimos aspectos que são trabalhados pelos autores.

Nesses tipos de projetos o tipo de música que mais se encaixa ao contexto são as eletrônicas sem vocais. Você pode encaixar esse tipo de música nos mais variados tipos de projetos sem grandes dificuldades.

Nos casos em que você está produzindo animações ou então seu próprio demo reel esse tipo de música é fundamental! Outro tipo de situação que se encaixa no seu uso é a demonstração de produtos, como animações voltadas para arquitetura.

Quer fazer o download gratuito de músicas assim?

Um artista chamado socialbot73xt acaba de compartilhar mais de 100 músicas eletrônicas e instrumentais para uso em vídeo, animação e jogos.
Todo no material está organizado em mais de 10 álbuns.

O conteúdo dos álbuns e músicas é livre de direitos autorais e pode ser usado sem nenhuma restrição. Você só precisa escolher a música que deseja dentro de cada álbum, e aproveitar o material dentro do seu projeto. O artista apenas pede crédito pelo uso desse material no seu projeto.

Todo o acervo de musicas está disponível no site jamendo.com. A parte negativa de ter essa quantidade de músicas disponível é a escolha.

Se você aceitar uma sugestão, faça o download dos arquivos o mais rápido possível, pois a qualquer momento o artista pode remover os links para os álbuns e músicas. Garanta já o acervo com mais de 100 músicas para a sua biblioteca!

Depois disso sera necessário apenas fazer a devida catalogação de todo o material para uso futuro.

Aprenda a criar animações e vídeos sonorizados

Quer aprender a fazer animações e vídeos que podem fazer uso desse tipo de música? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a produção desse tipo de conteúdo.

Alguns desses cursos são inclusive gratuitos como o de Audacity! Essa é a lista de cursos disponíveis:

Modelos 3d para jogos com temática pirata

Os projetos relacionados com jogos digitais podem começar com uma simples idéia que é colocada no papel em forma de roteiro. Mas, em algum ponto do processo você vai inevitavelmente precisar transformar esse texto em imagens. Como proceder se você não tiver muita prática com ilustração ou modelagem 3d?

Nesse tipo de situação o mais indicado é recorrer às diversas opções relacionadas com bibliotecas de modelos 3d disponíveis na web. Seu projeto de jogo está relacionado de alguma forma com a temática de piratas?

Quer fazer o download de dois modelos 3d otimizados para ambientes de jogos com temática pirata?

Um artista chamado Vlad_RSG compartilhou nos fóruns do Polycount um pequeno conjunto de modelos 3d que pode interessar a diversas pessoas com projetos de jogos.

São dois modelos completos, sendo um deles de um navio pirata já com texturas que está otimizado para performance em engines 3D. Tudo em low poly e com mapas de textura já configurados. O outro modelo é uma “ilha deserta” cheia de pequenos destroços que pode ajudar no contexto do jogo.

A ilha conta com um pequeno “acampamento pirata”.

Segundo o autor dos modelos 3d, o material é gratuito e pode ser usado em qualquer projeto de jogos sem nenhuma restrição. Até mesmo para os casos em que o projeto tem objetivos comerciais.

Além de ser uma excelente alternativa para que você possa enriquecer seu projeto de jogo, os modelos 3d também apresentam função didática. Os arquivos servem de base para que você possa também aprender a otimizar material para projetos relacionados com jogos digitais.

Seja pela conveniência de ter um modelo 3d pronto para seus projetos ou então para fins educacionais, o download é mais do que recomendado. Aproveite enquanto o material está sendo oferecido de maneira gratuita, pois a qualquer momento o autor pode mudar de idéia e bloquear o conteúdo.

Criando jogos 3D

Quer aprender a criar jogos 3d usando modelos semelhantes a esse que está sendo oferecido no artigo? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você no desenvolvimento dos mais variados projetos. Seja na parte de planejamento ou então com conteúdo voltado para a parte prática:

12 mapas HDR gratuitos para download

No Blender Cycles existem alguns recursos que são imprescindíveis para qualquer projetos relacionado com iluminação, e os mapas HDR estão entre os materiais que você não pode deixar de ter na sua biblioteca. Esses mapas são como uma grande imagem esférica que ajuda na iluminação de ambientes virtuais, pois definem não só as tonalidades usadas pelo “background” mas também superfícies para materiais reflexivos.

Uma boa parcela dos mapas HDR disponíveis na web possuem algum tipo de restrição ao uso, seja pela baixa resolução ou então por serem parte de coleções pagas.

É por esse motivo que sempre recomendo o download de mapas gratuitos que podem ajudar de maneira significativa no render com o Cycles. Você quer fazer o download de uma pequena coleção com 12 mapas gratuitos?  O artista Philip Modin compartilhou na sua conta do Gumroad 12 mapas HDR gratuitos com temática industrial.

Como assim temática industrial?

Significa que a imagens foram capturadas em ambientes industriais e fazem o recurso ser ainda mais útil para os casos em que esse tipo de ambiente é usado como local para seus projetos.

Está fazendo uma animação ou jogo que usa esse tipo de ambiente? Os mapas do artista vão gerar um conjunto excelente de visualização para você!

Para fazer o download você precisa visitar o Gumroad e usar campo de doação para escolher um valor a ser passado para o artista. Mas, não era gratuito? O artista habilitou o download com valores iguais a zero, então basta usar esse valor para fazer o download gratuito.

A licença de uso das imagens é creative commons zero, o que significa dizer que é tudo de domínio público! Você pode fazer uso do material para qualquer projeto, inclusive com objetivos comerciais sem precisar atribuir créditos ao autor ou qualquer tipo de restrição.

Aprendendo a renderizar com o Cycles

Quer aprender a usar esses recursos com o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com renderização aproveitando o poder do Blender Cycles e a aplicação de mapas HDR:

5GB em texturas gratuitas para paisagens

A criação de paisagens virtuais usando técncias tradicionais de modelagem baseadas em polígonos não é das mais eficientes, e pode atrasar em muito a criação de qualquer projeto. É por esse motivo que acaba sendo mais fácil trabalhar com modelagem baseada em texturas.

Se você tiver as texturas certas para trabalhar com modelagem baseada em imagens, será possível gerar grandes paisagens 3d com base apenas em técnicas como displacement e normais! Você cria a malha 3D e depois aplica a textura sobre a superfície.

Quer fazer o download gratuito de uma coleção com texturas próprias para gerar paisagens com resolução de 8K? A equipe do web site chamado “The Mantissa” compartilhou na área de recursos deles 10 texturas com diversos tipos de mapas. Todos os mapas estão sem nenhum tipo de compressão, e podem gerar paisagens com grande nível de detalhe.

Você encontra na coleção de texturas arquivos próprios para trabalhar com mapas de displacement, normais e outros. É possível aplicar os arquivos para gerar paisagens nos mais variados contextos, desde arquitetura até mesmo no desenvolvimento de jogos digitais. Só recomendo uma rápida edição para adequar a resolução ao melhor tipo de contexto dos arquivos.

Só para que você tenha noção de como as imagens podem representar um grande peso em qualquer projeto, essas 10 texturas gratuitas possuem 5GB em tamanho! É o tamanho do arquivo que você precisa copiar para conseguir aproveitar as imagens.

A licença de uso das texturas é creative commons zero, o que significa na prática que tudo é de domínio público. Você pode usar as texturas em qualquer projeto sem nenhuma restrição. Os arquivos estão no Mediafire e requerem um pouco de paciência para copiar, mas vale o esforço.

Aprendendo a fazer modelagem com imagens

Quer aprender como funciona a modelagem baseada em imagens e aplicar essas texturas no seu projeto? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e tutoriais que podem ajudar você:

Download gratuito de sofá em múltiplos formatos

Os arquivos que geralmente recomendo para download no blog são úteis para os mais variados propósitos, e podem ajudar artistas digitais em múltiplos projetos. Mas, eles possuem uma característica qu dificulta seu uso.

Boa parte dos arquivos é distribuído usando um formato único. Por exemplo, alguns artistas produzem seus modelos 3d no 3ds max e salvam seus arquivos apenas no formato MAX. Que basicamente só pode ser aberto nesse software.

Isso dificulta o aproveitamento dos arquivos entre plataformas diferentes.

Quer fazer o download de um modelo 3d de sofá que é exatamente o oposto desse tipo de modelo 3d?

Um dos destaques desse modelo de sofá é que o arquivo está disponível em múltiplos formatos, que devem ajudar os mais variados artistas digitais. Por exemplo, você encontra arquivos nativos para 3ds max, Rhino e outros. Para os casos em que o seu software não estaja na lista, basta usar os arquivos OBJ ou FBX.

Isso é uma grande vantagem desse objeto e de todos os móveis 3D que você pode copiar de maneira gratuita do Design Conected. A licença de uso dos arquivos é permissiva, podendo inclusive fazer parte de projetos comerciais sem nenhuma restrição.

Além dos polígonos que formam o arquivo do sofá, é possível encontrar também texturas associadas em todos os modelos 3d. As texturas podem ajudar não só na composição e render desse próprio sofá, mas servir de base para outros arquivos.

O único inconveninte da coleção, assim como o arquivo do sofá, é que você precisa se cadastrar para ter acesso aos modelos 3d.

Já mencionei que que é tudo gratuito?

Modelagem e render para arquitetura

Quer aprender a usar esse modelo 3d em projetos para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a aplicação desse modelo, ou a criação dos seus próprios objetos: