Vegetação 3D gratuita para projetos de interiores

Essa semana publicamos um artigo que comentava sobre a importancia das chamadas escalas humanas, pois elas ajudavam na criação de contexto em projetos de visualização. Mas, além da escala humana você eventualmente precisa também de outros elementos para ajudar na composição do cenário.

Entre esses elementos está a vegetação que pode ser fator determinante na quebra da sensação artificial que algumas imagens renderizadas geram. Quando você adiciona vegetação nesses espaços virtuais, a integração de elementos estáticos como móveis acaba gerando uma grande familiaridade com os observadores.

O desafio no uso desse tipo de recurso é a dificuldade em encontrar bons modelos 3d ou recursos para simular vegetação. Ao usar modelos 3d com grande densidade de malha, o projeto pode ficar demasiadamente pesado.

Você quer fazer o download de alguns modelos 3d de vegetação otimizados para uso em projetos de visualização 3d?

Um artista digital chamado Anchel compartilhou no Turbosquid uma pequena coleção de modelos 3d representando vegetação, que pode ajudar você em projetos de interiores para arquitetura. Apesar do Turbosquid ser conhecido como uma plataforma de venda dos modelos 3d, a coleção de plantas está disponível como um recurso gratuito.

Assim que você fizer o download dos modelos 3d será possível aproveitar o material em três formatos diferentes:

  • MAX
  • OBJ
  • FBX

Isso faz com que você possa usar o material em diversos softwares 3d diferentes, desde o 3dsmax até o Blender. Como o formato OBJ é universalmente aceito, é possível adicionar os modelos de de vegetação em praticamente qualquer projeto de interiores.

No total são cinco modelos 3d que fazem parte da coleção.

O único inconveniente relacionado com o download de recursos gratuitos no Turbosquid é que você precisa necessariamente criar uma conta. O registro da conta é gratuito, mas é necessário para que o acesso aos arquivos seja liberado.

Aprenda a fazer modelagem 3d para arquitetura

Quer aprender a usar esse tipo de modelo 3d e criar objetos relacionados para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem e render para arquitetura:

Download gratuito de sofá 3d com almofadas

Uma boa coleção de modelos 3D para uso em projetos relacionados com arquitetura é fundamenta, e estamos sempre recomendando a construção desse tipo de recurso aos nossos leitores. Se você ainda não começou a trabalhar com a criação da sua própria biblioteca, saiba que em determinado momento você vai precisar desse tipo de recurso.

Você pode começar a criar uma biblioteca de móveis e objetos de maneira simples, apenas reunindo modelos 3D gratuitos encontrados na própria web. Depois de um tempo você pode agregar seus próprios modelos de móveis para deixar a coleção ainda mais “exclusiva”.

Quer fazer o download de um modelo 3D especializado para projetos relacionados com arquitetura ou interiores? Um artista digital chamado duncan778 compartilhou no BlendSwap um sofá 3D já com almofadas, que pode ser de grande utilidade para artistas interessados em trabalhar com interiores.

O arquivo está no formato do Blender, mas depois de abrir o sofá no software é possível exportar o mesmo para diversos outros formatos como FBX, OBJ e outros.

Um dos pontos positivos do modelo 3D é que o sofá apresenta texturas e pequenas almofadas distribuídas sobre a sua superfície. Esse é um detalhe que adiciona um nível extra de realismo no modelo 3D. Assim como o próprio sofá 3D as almofadas está já com texturas e prontas para serem renderizadas usando o Blender Cycles.

O nível de detalhe relacionado com o modelo 3D é excelente, sendo o sofá e as almofadas formados por centenas de pequenos polígonos, quase como se fossem oriundos de escultura digital.

Mesmo que você já tenha um modelo 3D semelhante na sua coleção com outro sofás, recomendo fazer o download do material. O simples fato de ser gratuito já é uma grande vantagem.

Para fazer o download no BlendSwap é preciso apenas fazer um rápido cadastro e criar uma conta gratuita. Outro ponto importante é a licença de uso para o material, que é Creative Commons de atribuição. Você precisa citar o autor caso decida usar o material em algum projeto.

Aprenda modelagem para arquitetura e móveis

Quer aprender a fazer modelos 3D como esses que está no conjunto para download? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem para arquitetura e criação de móveis 3D:

5 móveis gratuitos para dormitórios

Com uma boa coleção de móveis e objetos para arquitetura é possível economizar muito tempo no desenvolvimento de projetos. Você não precisa criar a totalidade de objetos para cenas, e ainda aproveita material de qualidade oferecido por diversos artistas 3d.

Essa é uma tarefa que estou sempre recomendando para meus alunos, aumentar de maneira gradual suas bibliotecas de modelos 3d. Você quer fazer o download gratuito de um pequeno conjunto de móveis?

Um artista chamado duncan778 compartilhou no BlendSwap uma pequena coleção de móveis para dormitório, que podem ser úteis para projetos de arquitetura. Os móveis compõe no total cinco modelos 3d:

  • Cama
  • Guarda-roupa
  • Penteadeira
  • Espelho
  • Mesa lateral

Os arquivos estão no formato do Blender, mas podem ser exportados para OBJ, FBX ou qualquer outro suportado pelo software. Até mesmo para projetos relacionados com BIM usando IFC como base dos arquivos.

Caso você decida fazer uso do material em projetos de visualização para arquitetura, você precisa apenas citar o autor dos modelos 3d. A coleção de móveis para dormitório são compartilhados com uma licença creative commons de atribuição.

Como fazer o download de arquivos do BlendSwap?

Essa é uma plataforma de compartilhamento de arquivos usados por artistas e usuários do Blender. Você pode fazer o download de uma quantidade fixa de arquivos por semana, sem custo algum. Para isso é preciso apenas fazer um rápido cadastro no website.

Aproveite essa oportunidade para aumentar a sua biblioteca de móveis e objetos voltados para arquitetura. O material pode ser útil até mesmo para artistas envolvidos com a produção de jogos digitais.

Com o uso de material semelhante a esse é possível economizar muito tempo de produção! Você só precisa lembrar de respeitar a licença de uso dos arquivos.

Aprenda a fazer modelagem de móveis para arquitetura

Quer aprender a criar modelos 3d ara arquitetura semelhantes as esses? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a produção de conteúdo semelhante. Seja para aproveitar em projetos de arquitetura ou jogos:

Download gratuito de cabeças 3D em Lowpoly

Uma das partes mais complexas relacionadas com a modelagem de personagens virtuais é a cabeça. Essa parte do personagem precisa ser ao mesmo tempo topologicamente correta, e também definir traços como a personalidade do personagem virtual. É algo que acaba trazendo diversos problemas para artistas 3d iniciantes.

Para conseguir transpor esses problemas, uma boa referência em termos de modelagem pode ajudar muito!

Quer fazer o download de diversos modelos com cabeças de personagens virtuais com poucos polígonos?

Nos fóruns do polycount você encontra uma pequena coleção de modelos 3d de cabeças prontas! O objetivo desses modelos é funcionar como base para um concurso de idéias, em que artistas 3d podem pegar o material e adicionar texturas e alterar o contexto de cada modelo.

A variedade de tipologias para personagens é excelente! No total são 14 tipos diferentes de cabeças, todas com seu respectivo contexto. Desde personagens com capacetes próprios de jogos futuristas, até druidas com suas barbas compridas.

Todos os arquivos estão no formato OBJ. O download é relativamente pequeno com menos de 4MB. Faça o download o quanto antes para aproveitar o recurso, pois a organiação do consurso de idéias pode remover o link para download a qualquer momento.

Os modelos podem ser usados para os mais diferentes propósitos, desde participar do consurso de idéias promovido pelo polycount ou então ser a base dos seus próprios modelos 3d. Como parte positiva para o download, você encontra o diversos acessórios integrados nos modelos das cabeças.

Então, se você pretende criar modelos 3d para projetos de jogos e não faz idéia de como trabalhar com toplogia e acessórios, o material é perfeito. Você precisa apenas abrir os arquivos e tentar reproduzir as mesmas estruturas no seu software 3d preferido.

Aprenda a fazer modelagem 3d

Quer aprender a criar cabeças de personagens virtuais como essas? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com modelagem 3d e a criação de personagens. Seja usando o Blender, 3dsmax ou Maya!

Aqui estão os cursos que podem ajudar você:

Biblioteca de móveis e objetos gratuitos para arquitetura

Algumas bibliotecas de modelos 3d com grande variedade de móveis e objetos, acaba pecando em um aspecto básico que é a variedade de formatos de arquivos. Quando você compartilha modelos 3d em formatos como MAX e DWG, limita o potencial de pessoas que podem usar os objetos.

Isso se deve ao fato desses formatos serem fechados e praticamente acessíveis somente por ferramentas como o 3ds max e AutoCAD. Mas, felizmente alguns repositórios de modelos 3d oferecem grande variedade de formatos de arquivos.

Esse é o caso do incrível BIMObjects que é baseado na Suécia, mas pode ser útil para artistas digitais ao redor do mundo todo!

No website você vai encontrar uma grande variedade de objetos 3d, disponíveis para download gratuito, todos organizados por categoria ou fabricante.

Por exemplo, ao entrar na área específica sobre cadeiras você encontra tipologias diferentes de cadeiras e fabricantes. Escolhe o modelo desejado e acessa as informações sobre o objeto.

A melhor parte é a variedade de opções relacionadas com formatos de arquivos. Além dos já citados formatos MAX e DWG você também encontra:

  • RTA (famílias do Revit)
  • IFC (Arquivos BIM)
  • GSA (ArchiCAD)
  • SKP (SketchUp)

Você pode escolher qual o melhor formato para seu projeto e necessidade. O único ponto negativo da biblioteca é a velocidade oferecida no download, que pelo menos nos meus testes foi bem sofrida. Mas, nada que tire os méritos em oferecer tantos modelos 3d de forma gratuita.

Algum desses formatos é compatível com o Blender?

Quando observamos a lista de arquivos, nenhum deles aparenta funcionar diretamente com o Blender. Mas, podemos facilmente usar os arquivos salvos no formato SKP do SketchUp. O Blender possui um Add-on específico relacionado com a importação e exportação de arquivos SKP.

Você pode fazer o download do Add-on diretamente desse endereço. Depois basta escolher esse formato e usar o script para usar os arquivos no Blender.

Veja o exemplo dessa cadeira que foi importado para o Blender:

Pode ser necessário fazer ajustes na tipologia depois da importação, mas o simples fato de contar com grande quantidade de móveis e objetos da coleção já consiste em grande ajuda na produção de qualquer projeto!

Aprenda a fazer modelagem para arquitetura

Quer aprender a fazer modelagem para arquitetura e usar esses recursos para criar imagens realistas para seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você a desenvolver habilidades nessa área: