8 pedras com texturas 4k gratuitas para jogos

Alguns recursos que você encontra na web podem não perecer ter utilidade imediata, mas apenas quem já precisou desse tipo de recurso sabe como eles podem consumir tempo precioso na sua produção.

Por exemplo, você faria o download de uma coleção de pedras low poly? Pode parecer algo relativamente simples de se conseguir, mas é bem provável que você não tenha esse tipo de recurso na sua biblioteca de recursos.

Seja para adicionar em projetos de jogos digitais ou na visualização de projetos em arquitetura, nunca é demais ter recursos que possam fazer você economizar tempo preciso na produção de cenários digitais.

Um artista russo chamado Andrew Alex compartilhou na sua conta do Gumroad, uma pequena coleção de rochas em low poly já otimizada para projetos usando Blender, Unreal Engine ou Unity.

Entre os pontos positivos dessa coleção você encontra o fato do artista usar texturas em 4K, o que facilita muito o uso do material em cenários virtuais em que o ângulo de visão da câmera se aproxima dos objetos.

Cada uma das pedras apresenta aproximadamente 200 polígonos, o que é muito bom se considerarmos que seu objetivo é ajudar no contexto de cenários externos com pouco “peso computacional”.

O artista não fez nenhuma menção ao tipo de licença do material, mas acredito que seja seguro fazer uso do material em projetos comerciais. Caso contrário o mesmo teria adicionado essa informação na página de download.

O download das pedras é totalmente gratuito no Gumroad. Para conseguir copiar o arquivo sem custo algum, basta informar o valor zero no campo do preço.

Pode parecer simples e desnecessário, mas apenas quem já precisou criar esse tipo de objeto do zero sabe como é útil ter uma boa quantidade de assets sempre prontos para uso nos mais variados projetos.

Aprendendo a criar cenários virtuais

Aprenda a usar esse tipo de recurso para aplicar em projetos relacionados com cenários virtuais, seja para jogos ou arquitetura. No EAD – Allan Brito é possível encontrar os mais variados tipos de cursos e treinamentos que podem ajudar você a criar os mais variados tipos de cenários:

Download gratuito de texturas PBR em 5K

Entre os principais recursos que você deve ter sempre à disposição para criar projetos em 3d estão os objetos tridimensionais e as texturas. Sem o uso de texturas adequadas, o seu projeto corre do risco de não conseguir apresentar o contexto ideal.

Nesse sentido as chamadas texturas do tipo PBR são um grande recurso.

As chamadas texturas do tipo PBR ajudam na composição de projetos 3d realistas pois oferecem uma grande gama de mapas para ajuste das texturas. É o caso de mapas para os canais Diffuse, Normais, Displacement e reflexões. Quando você soma todos esses mapas em um único material, as chances de conseguir bons resultados são muito grandes.

Alguns softwares 3d já estão preparados para uso dessr tipo de recurso, e mesmo que você faça uso de alguma ferramenta que não disponha de tantas opções relacionadas com aplicação de texturas, ainda assim é importante ter uma biblioteca de texturas com boa variedade de mapas.

Quer fazer o download de texturas gratuitas em resolução 5k? Um artista chamado Miloš Belanec compartilhou diversas texturas, prontas para uso em sistemas PBR. As imagens estão com excelente resolução, apresentando 5000 x 5000 pixels em tamanho.

Para fazer o download do material você precisa apenas visitar o perfil do artista no Artstation e conferir o link direto para download dos arquivos. O download é direto sem a necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro no web site.

Você só deve tomar cuidado ao usar esse tipo de textura em projetos relaiconados com jogos digitais, pois o tamanho dos arquivos não está otimizado para uso em ambientes de render em tempo-real. Nesse caso será preciso redimensionar as imagens para que elas fiquem com 4096 pixels, que é mútiplo de 2.

Caso você não faça isso a própria engine será forçada a realizar a conversão, o que pode deixar a aplicação mais pesada.

Aprendendo a usar texturas

Quer aprender a usar esse tipo de textura em projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam na composição e aplicação das mais diversas texturas:

18 Texturas gratuitas para simular sujeira em 3D

Um dos aspectos que caracteriza s imagens criadas com o auxílio de softwares 3d é a ausência de pequenos defeitos e detalhes. Algumas pessoas até alegam que isso é a falta de interação com seres humanos. Esse é um dos principais sinais de que algo foi gerado com base em ambientes artificiais. Você não encontra pequenos defeitos e defeitos na imagem.

É por esse motivo que sempre recomendo o uso de algum tipo de textura ou detalhes, adicionando esses aspecto mais sujo e que apresente marcas de uso em ambientes 3D.

Como adicionar esse tipo de detalhes em objetos 3D?

A melhor forma é o com o uso de texturas especialmente preparadas para atingir esse tipo de efeito visual.

Quer fazer o download de uma pequena coleção de texturas que já apresentam esses detalhes? Um artista chamado David Gruwier compartilhou no seu website um conjunto de arquivos de texturas prontos para esse tipo de situação.

Você encontra texturas próprias para realizar a configuração de superfícies com:

  • Sujeira
  • Manchas
  • Ranhuras

O material está em resolução mediana com os mapas em tamanho de 2048 por 2048, perfeito para uso em ambientes de jogos ou outros projetos relacionados com arte digital.

Uma das vantagens dessa coleção é que o artista liberou o link para download direto, então você não precisa necessariamente fazer nenhum tipo de cadastro. O download do material é direto!

Aproveite para usar esse tipo de mapa nos seus projetos relacionados com animação ou jogos. O nível de realismo atingido por superfícies 3d que tenham esse tipo de detalhe é impressionante.

A licença de uso das texturas é Creative Commons zero, o que significa que são todas de domínio público. Você pode usar o material para qualquer projeto, inclusive os que possuem objetivos comerciais.

Aprendendo a usar texturas

Ainda não faz idéia de como usar essas texturas em projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso desse tipo de recurso. Aqui estão alguns dos cursos que podem ajudar você:

Download gratuito de 4000 texturas

As coleções de texturas que compartilho no site geralmente são acompanhandas de alguns requisitos para que o acesso seja garantido. Você deve fornecer um endereço de email válido, ou algum outro tipo de identificação para ter acesso aos arquivos.

Isso acaba afastando algumas pessoas das coleções de texturas, por acharem o processo invasivo. Mas, algumas vezes aparecem sites que permitem o acesso às texturas sem nenhum tipo de solicitação.

Hoje compartilho com você um desses incríveis recursos!

Quer adicionar mais um conjunto de texturas na sua coleção? A fonte agora é o Texture Ninja que agrega um total de 4000 texturas no seu catálogo. Uma das grandes vantagens da coleção é o livre acesso aos arquivos com as texturas. Você não precisa fazer nenhum tipo de cadastro para o download.

É só visitar o endereço, escolher a categoria e fazer o download da textura que desejar. A resolução das imagens é excelente com os arquivos abrangendo em média 6000 por 4000 pixels.

Entre as categorias disponíveis:

  • Texturas de tijolos
  • Texturas de concreto
  • Texturas de metal
  • Texturas de pedra
  • Texturas de madeira
  • Texturas de piso

Essas são apenas algumas das categorias disponíveis.

Antes que você saia correndo para fazer o download do material, já aviso que é preciso paciência para copiar a coleção completa de arquivos do site. Cada textura possui em média 20MB, sendo que a velocidade de download é um pouco lenta. Então, será preciso aguardar um pouco para conseguir copiar tudo.

Quando me refiro a tudo, estou falando das mais de 4000 texturas disponíves na coleção.

A licença de uso é permissiva! Os arquivos podem ser usados até mesmo para fins comerciais sem nenhum tipo de restrição. Você só não pode redistribuir as texturas na sua forma original, apenas como arquivos de imagem.

Já mencionei que é tudo gratuito?

Aprendendo a usar texturas

Quer aprender a usar e editar essas texturas para seus projetos de animação, jogos e arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso e edição desses recursos:

65 texturas gratuitas do tipo seamless

As texturas do tipo seamless são uma grande ajuda para qualquer artista digital envolvido com a produção de material 3d. Esse tipo de textura é especialmente preparado para funcionar em modo de repetição. É possível colocar uma imagem ao lado da outra, sem deixar aparente nenhuma linha de ligação.

O resultado é que você pode usar uma única imagem de textura para cobrir grandes superfícies tridimensionais, sem a necessidade de pintar manualmente os mapas das texturas. É o tipo de textura indispensável para qualquer biblioteca de materiais e texturas.

Você quer fazer o download de 65 texturas do tipo seamless? Um artista chamado Dorian Zgraggen, organizou uma incrível coleção dessas texturas no web site chamado CG Bookcase.

Para fazer o download das texturas, visite esse endereço.

É preciso visitar cada uma das texturas e adicionar as mesmas no “carrinho” virtual para realizar o download. Os mapas contém arquivos para os canais diffuse, displacement e normais. A resolução é excelente! Os arquivos possuem 4.600 x 4.600 pixels de tamanho.

Você vai perceber que as texturas estão organizadas em formato de loja virtual, mas todas com preço igual a zero. Então, é provável que em algum momento no futuro o artista passe a cobrar pelo download. Caso você tenha interesse no material, faça o download o mais rápido possível.

Aqui estão algumas das categorias de texturas existentes:

  • Comida
  • Folhas
  • Madeira
  • Metais
  • Pedra
  • Mármore
  • Asfalto
  • Natureza

A licença de uso permite que você aplique as texturas em qualquer tipo de projeto, até mesmo os que possuem fins comerciais. A única restrição é na redistribuição do material como texturas individuais.

Aproveite, pois no futuro isso pode não ser mais um download gratuito.

Usando texturas do tipo seamless

Quer aprender a usar texturas do tipo seamless nos seus projetos de animação, render e jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a aplicação e uso desse tipo de textura em softwares como Blender, Unity e outros: