Download gratuito de textura para pisos de madeira

Os renderizadores contemporâneos oferecem uma catagoria de configuração para materiais que podem ajudar e muito na criação de imagens realistas. É o material do tipo PBR que significa Physically based rendering. Com esse tipo de material o software vai tentar reproduzir as caracterítsicas físicas das superfícies, quando as mesmas interagem com a luz.

Isso está disponível não só em renderizadores tradicionais, mas também em sistemas que funcionam com base na criação de imagens em tempo-real como as game engines.

Mas, para conseguir o efeito ideal oferecido pelos materiais do tipo PBR é necessário ter texturas especiais, oferecendo os mapas certos para cada tipo de superfície.

Quer fazer o download de um conjunto de texturas PBR para pisos de madeira?

Um artista chamado Black Dart compartilhou na sua página do ArtStation uma textura desse tipo! O download é direto por um link compartilhado do Dropbox do artista. Fiz o teste agora pela manhã e o arquivo está funcionando.

Como o material é do tipo PBR você encontra diversos mapas disponíveis na coleção. Por exemplo, você encontra com mapas para:

  • Luz visível
  • Normais
  • Displacement
  • Reflexões

Quando você configura materiais usando todos esses mapas em conjunto em softwares que suportam o uso de PBR, o resultado são superfícies mais realistas na renderização. A resolução das imagens é de 2048 x 2048 pixels, o que ajuda muito na criação de superfícies que precisem de render com grande quantidade de detalhes.

Faça o download o mais rápido possível, pois nada garante que o artista não venha a remover o download do recurso no futuro. Como o download foi gerado pelo proprietário do arquivo, é provável que em determinado momento o mesmo encerre o compartilhamento.

Aprenda a usar texturas e materiais PBR

Quer aprender como funcionam as texturas e materiais do tipo PBR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam a entender e usar esse tipo de recurso. Seja com a edição das texturas ou aplicação direta:

Textura gratuita de concreto em 4K para arquitetura e jogos

Nos primórdios da computação gráfica e dos softwares que permitiam criar ambientes 3d, era preciso apenas ter uma simples imagem representando as cores visíveis de uma superfície para formar um material. Com um pouco mais de desenvolvimento era possível usar mapas de bump para simular relevo.

Os renderizadores modernos permitem o uso de uma gama bem maior de mapas de texturas no dias atuais. Para conseguir efetivamente representar texturas realistas, é preciso adicionar junto do mapa que representa a luz visível, imagens para reflexões e relevo.

Possuir apenas dois mapas para representar superfícies pode não ser mais suficiente. Você quer fazer o download de uma textura de concreto em 4K, que oferece múltiplos mapas de texturas?

Um artista digital chamado 3DPhilipp compartilhou no Gumroad texturas para superfícies de concreto. As imagens estão em 4K (4096 x 4096) e podem ajudar nos mais variados tipos de projetos.

Aqui está uma lista com os mapas disponíveis para essa textura:

  • Albedo
  • Normal
  • Metalness
  • Roughness
  • Ambient Occlusion
  • Height

São ao todo seis mapas diferentes que ajudam na composição de texturas para arquitetura, jogos ou design.

Como superfícies de concreto são comuns em projetos de arquitetura e também aparecem em ambientes urbanos, os artistas especializados em jogos digitais podem usar o material.

Você só vai precisar configurar os mapas de maneira correta no seu renderizador preferido. Como cada perfil de configuração para materiais muda de acordo com o render, é preciso fazer uma configuração única para cada caso.

O único ponto negativo da coleção é a ausência de uma licença de uso por parte do artista. Na verdade ele não deixa claro se o material é livre de direitos, ou se você pode usar as texturas de concreto em projetos comerciais. Portanto, recomendo usar o material com cautela em projetos com fins comerciais.

Aprenda a usar mapas de texturas

Quer aprender como é possível usar esses mapas de texturas nos mais variados softwares? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ensinam a usar essas texturas no Blender, SketchUp, Unity e outros softwares. Seja para arquitetura, design ou jogos você vai encontrar um curso que pode ajudar você:

21 texturas PBR gratuitas em 4K

O uso de texturas que apresentem um mínimo de qualidade é fundamental para qualquer artista digital. No que se refere ao quesito qualidade, as texturas PBR são as melhores opçoões. A sigla significa Physically-Based Rendering e identifica texturas que facilitam a criação de imagens realistas.

Aqui no site estamos sempre compartilhando diversas coleções de texturas desse tipo, e hoje você tem a oportunidade de fazer o download de mais 21 texturas!

Você lembra do trabalho de um artista digital chamado Miloš Belanec? Ele já apareceu aqui no blog em outros artigos relacionados com texturas gratuitas. O artista está sempre compartilhando algumas das suas texturas.

Agora você pode fazer o download de mais um dos seus volumes de texturas, que já está na quarta edição! No volume 4 você encontra 21 texturas dos mais variados tipos.

Para conseguir fazer o download do material, você precisa seguir o link até o Gumroad. Lá está disponível o link para download, mas antes de ter acesso ao material o artista pede pela indicação de um preço justo pelas texturas. Para fazer o download gratuito, basta indicar o valor como sendo zero.

Os arquivos estão em excelente resolução! Todas elas possuem 4096 x 4096 pixels em tamanho, que é o equivalente ao tamanho 4K. O material é perfeito para quem está montando a sua própria biblioteca de texturas, ou precisa de imagens para usar em jogos ou arquitetura.

As texturas do tipo PBR geralmente são formadas por múltiplos mapas de imagens que permitem gerar superfícies realistas. Você só precisa conhecer o software de destino para configurar as texturas de forma correta.

Essa é uma adição importante para qualquer biblioteca de texturas, principalmente pelo fato do material ser gratuito. Faça o download o quanto antes, pois o artista pode passar a exigir pagamento pelo download a qualquer momento.

Aprenda a usar texturas PBR

Quer aprender a usar esse tipo de textura para qualquer projeto relacionado com arte digital? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você:

8 pedras com texturas 4k gratuitas para jogos

Alguns recursos que você encontra na web podem não perecer ter utilidade imediata, mas apenas quem já precisou desse tipo de recurso sabe como eles podem consumir tempo precioso na sua produção.

Por exemplo, você faria o download de uma coleção de pedras low poly? Pode parecer algo relativamente simples de se conseguir, mas é bem provável que você não tenha esse tipo de recurso na sua biblioteca de recursos.

Seja para adicionar em projetos de jogos digitais ou na visualização de projetos em arquitetura, nunca é demais ter recursos que possam fazer você economizar tempo preciso na produção de cenários digitais.

Um artista russo chamado Andrew Alex compartilhou na sua conta do Gumroad, uma pequena coleção de rochas em low poly já otimizada para projetos usando Blender, Unreal Engine ou Unity.

Entre os pontos positivos dessa coleção você encontra o fato do artista usar texturas em 4K, o que facilita muito o uso do material em cenários virtuais em que o ângulo de visão da câmera se aproxima dos objetos.

Cada uma das pedras apresenta aproximadamente 200 polígonos, o que é muito bom se considerarmos que seu objetivo é ajudar no contexto de cenários externos com pouco “peso computacional”.

O artista não fez nenhuma menção ao tipo de licença do material, mas acredito que seja seguro fazer uso do material em projetos comerciais. Caso contrário o mesmo teria adicionado essa informação na página de download.

O download das pedras é totalmente gratuito no Gumroad. Para conseguir copiar o arquivo sem custo algum, basta informar o valor zero no campo do preço.

Pode parecer simples e desnecessário, mas apenas quem já precisou criar esse tipo de objeto do zero sabe como é útil ter uma boa quantidade de assets sempre prontos para uso nos mais variados projetos.

Aprendendo a criar cenários virtuais

Aprenda a usar esse tipo de recurso para aplicar em projetos relacionados com cenários virtuais, seja para jogos ou arquitetura. No EAD – Allan Brito é possível encontrar os mais variados tipos de cursos e treinamentos que podem ajudar você a criar os mais variados tipos de cenários:

Download gratuito de texturas PBR em 5K

Entre os principais recursos que você deve ter sempre à disposição para criar projetos em 3d estão os objetos tridimensionais e as texturas. Sem o uso de texturas adequadas, o seu projeto corre do risco de não conseguir apresentar o contexto ideal.

Nesse sentido as chamadas texturas do tipo PBR são um grande recurso.

As chamadas texturas do tipo PBR ajudam na composição de projetos 3d realistas pois oferecem uma grande gama de mapas para ajuste das texturas. É o caso de mapas para os canais Diffuse, Normais, Displacement e reflexões. Quando você soma todos esses mapas em um único material, as chances de conseguir bons resultados são muito grandes.

Alguns softwares 3d já estão preparados para uso dessr tipo de recurso, e mesmo que você faça uso de alguma ferramenta que não disponha de tantas opções relacionadas com aplicação de texturas, ainda assim é importante ter uma biblioteca de texturas com boa variedade de mapas.

Quer fazer o download de texturas gratuitas em resolução 5k? Um artista chamado Miloš Belanec compartilhou diversas texturas, prontas para uso em sistemas PBR. As imagens estão com excelente resolução, apresentando 5000 x 5000 pixels em tamanho.

Para fazer o download do material você precisa apenas visitar o perfil do artista no Artstation e conferir o link direto para download dos arquivos. O download é direto sem a necessidade de fazer nenhum tipo de cadastro no web site.

Você só deve tomar cuidado ao usar esse tipo de textura em projetos relaiconados com jogos digitais, pois o tamanho dos arquivos não está otimizado para uso em ambientes de render em tempo-real. Nesse caso será preciso redimensionar as imagens para que elas fiquem com 4096 pixels, que é mútiplo de 2.

Caso você não faça isso a própria engine será forçada a realizar a conversão, o que pode deixar a aplicação mais pesada.

Aprendendo a usar texturas

Quer aprender a usar esse tipo de textura em projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam na composição e aplicação das mais diversas texturas: