Tutorial de animação com Blender: Rigid Body

Você já tentou fazer alguma animação no Blender que simule [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]física real[/BP]? Pode até parecer um processo complicado, mas é mais simples do que você imagina. O Blender possui uma Game Engine integrada, que serve tanto para criar jogos como para gerar essas chamadas simulações físicas. Nesse quesito ele desempenha uma função semelhante ao que o Reactor faz no [BP:215]3ds Max[/BP], inclusive eu já havia publicado um artigo sobre isso há algum tempo atrás. No artigo eu mostro como é possível simular rigid bodies no 3ds Max, mas como é possível fazer essa mesma simulação no Blender? Para que serve esse rigid body?

Um exemplo clássico da aplicação de rigid bodies em animação é a criação de simulações com dominós, como mostra o vídeo abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-aWKZRY9ryQ

O autor da animação não criou essa simulação frame a frame, ele utilizou a Game Engine do Blender para auxiliar no processo. Com ela podemos fazer a simulação e depois gravar a interação dos objetos em curvas IPO, assim será possível adicionar luzes e texturas.

Para começar precisaremos criar uma cena simples, crie um cubo e altere a sua escala com a tecla S, para que ele fique com as proporções de uma peça de dominó. Depois que ele estiver com essas proporções, acione o painel Logic, como mostra a figura abaixo. Também é possível acionar esse painel com a tecla F4.

Blender Rigid Body 01

Com o cubo ainda selecionado, pressione o botão Actor. Depois Dynamic e Rigid Body. Isso vai fazer com que o cubo faça parte da simulação física. Veja o que cada um desses botões faz:

  • Actor: Assim que pressionamos esse botão o Blender vai incluir o objeto na simulação física. Depois que ele estiver acionado, não altere mais a sua escala.
  • Dinamic: Esse botão faz com que o objeto responda a gravidade, após as colisões ele vai se mover sozinho.
  • Rigid Body: Quando acionamos esse botão, o nosso objeto passa a rotacionar quando colide com outro objeto na cena.

Blender Rigid Body 02

Para finalizar a edição do cubo, acione o botão Bounds e escolha a opção Box como tipo de colisão.

Blender Rigid Body 03

Usando a tecla ALT+D duplique os cubos, até que tenhamos um número razoável de peças de dominó. Como essa será uma animação de testes, use um número pequeno de objetos. Crie 4 cópias para começar. Adicione um plano para que as peças não caiam, quando iniciarmos a simulação física. Aqui é importante deixar um pequeno espaço entre as peças e o plano, caso contrário podemos enfrentar problemas na simulação, como peças que trepidam sem parar.

Blender Rigid Body 04

Como já configuramos o primeiro cubo no início, não será necessário repetir as configurações para as outras cópias. Antes de iniciar a simulação, rotacione um pouco o primeiro cubo, assim quando ligarmos a simulação à gravidade vai puxar ele para baixo. Agora podemos acionar a simulação física, pressionando a tecla P acionamos a simulação e para interromper usamos a tecla ESC.

Caso o seu computador não agüente simular a animação na visualização em Shade, altere o modo de exibição para Wireframe. Caso os seus objetos fiquem tremendo ou não façam nada, tente alterar a distância entre eles e o plano.

Para fazer o primeiro cubo cai mais rápido, abaixo do botão Actor existe uma opção chamada Mass que controla o peso do objeto. Quanto maior for esse valor, mais pesado o objeto será. Conseqüentemente ele vai cair com mais força, e exercer maior impacto nos outros cubos. Ao final da animação teremos a seguinte cena:

Blender Rigid Body 05

Pronto! Agora precisamos gravar os movimentos dos objetos, como curvas IPO, para isso usamos o menu Game e acionamos a opção Record Game Physics to IPO. Pressione a tecla P novamente para executar a simulação, e os movimentos de todos os objetos são gravados como curvas, sendo adicionados keyframes para todos os movimentos.

Blender Rigid Body 06

Agora é só iluminar e texturizar as peças de dominó. Mais informações sobre esse tipo de simulação podem ser encontradas nesse artigo, escrito para o projeto Summer of Documentation, que serviu de inspiração para esse tutorial.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

59 comentários sobre “Tutorial de animação com Blender: Rigid Body”

  1. Muito massa este tutorial! Vou ver se consigo fazer uma animação desse efeito!

  2. É…consegui terminar este tutorial! Agora vou procurar informações de como gravar isso num vídeo.

  3. Consegui criar a animação. Daqui a pouco tem pingback do meu blog aqui 😛

  4. @Rodrigo: Parece que eu cheguei tarde! Você já conseguiu fazer a animação hehehe

    @Carlos: Pois é, acho que da próxima vez vou colocar o aviso do ministério da saúde, dizendo que fazer essas simulações pode ser viciante! 🙂

    Fico feliz que você tenha gostado do livro.

    Abraços

  5. heheha eu já usei isso, é muito legal.. no meu caso eram peças de um quebra cabeça que pulavam da caixa e caima no chao..

    porem tem uns contras… não sei se foi eu quem esqueceu de configurar algo mais depois de gravar a animação na IPO ela fica com um tempo BEEEEEMMMM diferente, fica tudo em camera lenta, pra arrumar isso eu fui no NLA e dei um scale nos frames isso concerta e o tempo fica como eu quero porem como cada segundo tem uma pancada de frames sempre tinha um que ficava ‘encavalado’ no outro, isso dava uns bugs na animação… então eu tinah que ir lá na IPO e concertar manualmente as peças que ficavam meio doidas por terem seus frames encavaldos.. bom nada que não de pra arrumar.. com um certo trabalho mas vai….

    deposi eu vejo se consigo upar pro youtube pra vc’s darem uma olhada.

    abraços!

  6. Drak, isso realmente aconteceu comigo. No teste que eu fiz, o primeiro cubo eu cheguei a deixar com massa=3.000, mas na animação final ficou um pouco “lento”. De qualquer jeito vou tentar fazer outra, e desta vez com texturas, já que o meu primeiro teste eu fiz com os cubos normais e sem texturas.

  7. é.. eu não achei o arquivo.. mas na abertura do demoreel do blender pra siggraph ( que foi bem fraco na minha opinião) eles demonstram isto…

  8. Eu utilizei este tipo de animação algumas vezes, mas as falhas acabaram por eu fazer desistir, as falhas de certo foram minhas por esquecer de alguma configuração ou opção que devia estar ativa, mas alguns objetos passavam um pelo outro, uma confusão só.. he he he Mais um excelente tutorial Allan, sempre objetivo… 😉

  9. Olá
    quando pressiono a tecla P, o Blender fecha com a mensagem: “O blender.exe encontrou um problema e precisa ser fechado”.
    O que pode ser??
    Tenho Win XP – 512 RAM – 40 HD – 3.0 GHz process.
    Instalei o Blender 2.46
    Obrigado

  10. eu nao consigui eu fiz tudo que vc falou mas os cubos cairam
    nao aconteceu igual do video

  11. Olah por favor tenho uma duvida terrivel, pois quando aperto a tecla P tambem esta fechando o programa o que pode ser?

  12. muito lega seu tutorial, mas tipo to com o mesmo problema do pessoal aÊ de cima, quando aperto P ele trava e dae sou obrigado a fechar, sabes de alguma solução ou o por que disso?

    to usando no ruindows, será que isso ?

  13. como colocar a luz na area de trabalho depois de apagada e a câmera, e os outros objetos.

  14. quando liga a tecla p e sai do programa, ou e erro, ou como disem de placas ruins, seu pc tem uma placa muito inferior para o programa

  15. muito bom msm o tutorial, eu so queria saber como salvo a animação feita no blender pra ver em um player de video?

  16. esse tutorial é legal só que eu naum consegui fazer por que o blender trava poderia me informar algo por favor?

  17. cara sei fazer isso mas uma coisa o bander ta dando erro no meu cpu toda ves que vou add ma curva modelar mudar a camera(selecionla) vc entende o que poderia ser isso

  18. Mas parece que da erro quando eu aperto ”p” pra inicia a simulaçao já tentei de tudo mas eu acho que é meu pc que nao aguenta a simulaçao dai fiquei desapontado eu consigo cria passo a passo o que os tuto ensinam mas essa droga nao aguenta ,mas nao sei como, eu baixei um começo de um jogo pronto e ele da pra inicia a simulaçao mas o jogos que eu faço nau pq será?se alguem sabe como arrumar isso me enforma flw ”Leandro-smi@hotmail.com” msn

  19. Olá não oncigo fazer o blender rodar, á instalei mas ele não funciona o que faço?
    obrigada

  20. Olá, estou tando o mesmo problema da tecla “P”, se alguem puder me ajudar.
    Obrigado.

  21. Nao consegui 🙁 me ajuda por favor antes q eu chore … BUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA :((((((((

  22. olá. bom tutorial.mais o meu problema tah no blender toda a hora que eu to mexendo no blender ele aparece uma menssagem de erro que o blender presisa ser fexado. tipo quando eu aperto a tecla p etc.ja reintalei ele mais continua aparecendo a menssagem para enviar relatório de erro. se vc podesse me ajudar enviando uma menssagm para o imail willian.laren@hotmail.com – gosto muito de animação em 3d.ja usei varios programas para fazer animaçoes mais não conssigo aprender, é que o blender tem mais tutoriais por ai.

  23. Ah, só mais uma duvida 😀
    Quando eu inicio o blender ao invés de aparecer o cubo padrão, aparece uma modelagem que eu fiz, gostaria de mudar para o cubo padrão novamente.Como faço?

  24. ai allan manuh pretendo me forma em animaçao ser um animador ja que o BRASIL não tem grandes ESTUDIOS manuh me ajuda ai eu ja seiquase tudo sobre o blender 2.49 to ansioso pelo 2.50 versao final se vc ver esse email me add la no msn :(lorenzo_marata@hotmail.com)

    manu gostaria muito de ser seu aprendiz

    e de montar uma estudio: we estudios

    fis uma animaçao com paint e windos movie maker confira ai talves vc goste :

    http://www.youtube.com/watch?v=A2jGfwKJWBo

    ai manuh vlw i ve se me add em

  25. Eu não consigo meter ambas as opções Dynamic e Rigid body. só tenho espaço para meter uma delas? o que devo fazer para meter as duas?

  26. Muito bom o tuto!! parabéns!!!
    Desde pequeno sempre tive o sonho de aprender a mexer com modelagem e principalmente animação em 3D, desde o tempo q saiu o Toy Story kkkk. E agora finalmente estou tendo a oportunidade de aprender. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento!

  27. Olá Allan, por favor, estou procurando um curso para animação de objetos, mais especificamente de animais no second life, ou alguem que faça tais animações. Isso no blender, vc tem algum curso ou informação refere a isso?
    Obrigado
    Fábio

  28. quais a ferramentas que devo usar para criar uma peça de dominó através de um cubo ?

  29. ola mano eu tenho 23 e to na 6 seri e naum sei como e ki fais esse bang aw
    valeu mannnnnno
    ]
    bjs

  30. Fiz um tremzinho e quando eu abro a blender ele abri no lugar do cubo padrão .Queria saber como eu faço para colocar o cubo como imagem padrão quando eu abro o blender?
    Obrigada.

  31. Allan eu tentei várias vezes animar um cubo crescendo a partir de um plano mas não consigo. Eu peço tua ajuda pra resolvermos este pepino. Por exemplo eu crio um plano e a partir dele quero que va surgindo um cubo no eixo z.

  32. Irinaldo,

    Para esse tipo de animação, você deve mover o ponto pivô do cubo para a sua base.
    Depois, você precisa adicionar os keyframes apenas na propriedade ScaleX do cubo. Use a barra de propriedades para isso.

    Abraços

  33. Puts baum de ++++ nossa cara vc e um profissional nuss vc .to ate sem palavras … vc explica muito bem !!! valeuuu

  34. Olá Allan Britto, eu tenho apenas 14 anos e uso o blender a pouco mais de um Mês. O blender é meu primeiro programa de animação, seja ela em 3d ou não. Mas o fato é que graças a seu tutorial, consegui evoluir muito no blender, pois este tutorial além de ensinar a fazer o efeito dominó, também ensina novas técnicas que muita gente, principalmente os novos no blender, não sabiam.

    Fui acompanhando seu tutorial e implementei coisas novas nele, e o resultado ficou até razoável, principalmente para quem tem apenas 1 mês de blender.

    Por favor, veja meu vídeo com base nesse tutorial:

    http://www.youtube.com/watch?v=MhKj4hQ7M18

    Não repare em alguma spalavras que não entender, é por que eu postei este vídeo em um canal no youtube dedicado a vídeos de um jogo, e por isso usei palavreados só conhecidos neste jogo.

    Mais uma vez obrigado e parabéns.

  35. Ai galera esse probleminha de travar quando aperta p é bem facil de resolver é só ir no menu GAME->START A GAME ENGINE -> Grava a animação e da esc agora vai no menu BLENDER GAME muda para BLENDER RENDER vai em propierties escolhe um formato de video (Recomendo o formato Divx q é o mais leve) e agora vai em render animation, renderiza e vai ficar salvo na pasta C:/tmp

  36. APERTAR A TECLA “P” ELA ENTRA NO MODO DE VISUALIZAR A SUA ANIMAÇÃO. PARA SAIR DESSE MODO É SÓ APERTAR “Esc”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *