Como fazer para expandir as ferramentas do Blender de maneira rápida? Usando Scripts em Python! O problema desses Scripts é que nem sempre é fácil encontrá-los, ainda mais encontrar um que possa atender as necessidades de um projeto em particular. Nos últimos dias encontrei um web site que disponibiliza alguns desses Scripts, criados especialmente para o projeto de uma animação em curta metragem.

O nome da animação é Cosmic Balance e os Scripts foram desenvolvidos pela versibert. Eles foram gentilmente publicados na internet, para que todos os usuários do Blender possam aproveitar as suas funcionalidades.

Blender e Python

Ainda estou testando as funcionalidades desses Scripts, mas já posso dizer que alguns deles são extremamente úteis! Esperem alguns tutoriais sobre eles para os próximos dias.

Bem, veja a lista com o nome dos respectivos Scripts e suas funções:

  • UV Space Coordinator: Esse script consegue escalonar as coordenadas UV de um modelo 3D, relacionando a escala do modelo e da textura.
  • Vertex Noise: Com esse script é possível adicionar um pouco de irregularidade a organização dos vértices de um modelo. Existem várias opções para ajustar a irregularidade, que fazem a diferença para a ferramenta proportional, por exemplo.
  • Vertex Align: Essa ferramenta tem como objetivo alinhar os vértices de um modelo 3D, que podem ser alinhas usando várias opções como direção, manter a orientação de vértices e outros.
  • Blender Measurement Tool: Aqui temos uma ferramenta que ajuda a fazer medições no modelo, acredito que de maneira semelhante ao que faz o capiler. Esse foi uma dos Scripts que chamou mais a minha atenção, provavelmente o primeiro tutorial será sobre ele.
  • Normal Based Mapper: Esse script ajuda a criar o mapeamento UV, para uma série de objetos selecionados, com base no posicionamento de um objeto auxiliar.

No final da lista ainda existe uma última ferramenta, que funciona de maneira independente ao Blender. Seu objetivo é alterar o nome de arquivos.

Caso você tenha ficado interessando, recomendo o download! Alguns desses Scripts ajudam muito em tarefas como mapeamento UV principalmente. Para fazer o download, visite esse endereço e entre na parte de Scripts.