Pencil: Ferramenta gratuita para animação 2D

Hoje resolvi fazer uma análise sobre uma ferramenta de animação 2D, open source semelhante ao Flash. A ferramenta em questão se chama Pencil, estando ela ainda em desenvolvimento, mas com o uso inteligente dos seus recursos já podemos fazer muita coisa. Caso você queira fazer o download do Pencil, visite esse endereço. O download está disponível para Windows e Mac OS X, ainda não existe versão para os Mac`s rodando Intel, apenas PPC. Um aspecto interessante do Pencil, ele consegue exportar as animações para o formato SWF, com isso podemos fazer a integração com outros projetos criados em Flash, de maneira fácil.

O donwload tem aproximadamente 4MB, vindo em um arquivo ZIP.

A interface é simples, temos um Stage na parte central. Na esquerda temos as ferramentas de desenho e os controles de visualização.

Animação 2D - Pencil

Na direita temos o seletor de cores. Para adicionar ou remover uma cor, pressionamos os sinais de mais e menos.

O controle de camadas é feito diretamente na timeline, para adicionar uma nova camada, acione o menu Layers e escolha a opção desejada para adicionar ou remover.

Mas como fazer uma animação? O processo é simples, mas precisamos entender primeiro como a ferramenta funciona. Na timeline existem três tipos de camadas que são as do tipo Vector, Bitmap e Sound. A primeira só aceita linhas vetoriais, a segunda apenas imagens e a última arquivos de som.

Quando vamos desenhar alguma coisa, precisamos selecionar a camada apropriada. Nesse caso uma camada Vector. Para selecionar é simples, apenas clique sobre ela. A camada selecionada fica marcada com um pequeno círculo preto na sua esquerda.

Pencil - Timeline para animação

Depois desenhe alguma coisa com as ferramentas existentes na barra lateral.

Assim que você tiver alguma coisa desenhada, clique na parte superior da barra de [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]animação[/BP], e com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste até posicionar a barra em uma nova posição.

Pencil - Adicionando novo Keyframe

Clique no botão com o sinal de mais, no menu Keys. Isso vai adicionar um novo keyframe. Agora deforme ou crie novos elementos para a ilustração. Assim teremos uma animação.

Adicionando Keyframe ao Pencil

Se você quiser verificar o resultado da animação, clique no botão Play.

No menu File está a opção para exportar a animação para o formato SWF. Agora que você já sabe como fazer uma animação com o Pencil, o que acha de tentar fazer algo mais complexo? A ferramenta é infinitamente mais simples de usar que o Flash, mas pode produzir os mesmos resultados nas mãos de um artista habilidoso.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 comentários sobre “Pencil: Ferramenta gratuita para animação 2D”

  1. Olá! Tenho uma pequena dúvida:Quando faço o download da ferramenta pencil ela vem compactada, mas quando descompacto ela meu desktop fica cheio de ícones, e quando os apago o programinha não abre daí tenho de descompactar novamente, toda vez que tenho que usá-lo.Por favor me ajude com isso. Ah e essa ferramenta é ótima de muito fácil manuseio.Obrigado!!!

  2. olá. baixei o pencil e quero fazer animação com fotos, mas qdo tento importar images aparece a mensagem : this is not a bitmap image that pencil can read. o que isso quer dizer? como posso fazer a animação com foto? obrigado

  3. eu nao achei a opsao de deixa o frame anterior no frame seguinte,tipo eu fasso uma ves e depois tenho que repetir,como fasso para nao aconteser issu?

    imagina fase um desenho todo complexo e depois ter que fase tudo de novo ia ser horrivel nao eh msm

    obrigado e me responda xD

  4. Olá.
    Baixei o Pencil e fiz algumas animações simples e consegui exportar para SWF mas na hora de rodá-los, a animação não funciona. Só aparece o primeiro frame no flash player. O que devo fazer?

    Obrigado.

  5. tenho que repetir sempre o desenho anterior? ou ha algum modo de somente alterar o que vai se mover???? abrigado….

  6. como eu coloco sons no pencil ? se não tiver como alguem ai sabe qual o melhor programa para eu colocar sons em uma animação feita no pivot?

  7. não consigo importar imagens em formato jpeg pelo pensil.Fiz fotos em formato de risco a lapis com outro programa e quiz importar para trabalhar e ele não aceita. Há possibiidade de fazer isso copm algum recurso?

  8. caro amigo, fazer animaçoes ate que e simples o que eu nao sei é como inserir um cenario no desenho.
    obrigado.

  9. O Pencil tem uma nova versão :
    http://lesstooges.free.fr/pencil/forum/viewtopic.php?id=884

    @Júnior Carlos Neves
    – descompacta o arquivo para uma pasta em algum sitio que te dê jeito, cria um atalho do ficheiro pencil.exe para o teu ambiente de trabalho e…anime

    @Raquel Brilhante
    – o Pencil funciona melhor com Jpeg e a melhor maneira de colocar imagens nele é atravez do “drag-&-drop”…

    @davi ramos
    – depois de criares uma key para desenhares basta que na celula seguinte deixes um espaço(não coloques nenhuma key) para que o desenho anterior se repita.

    @Mauricio
    – as primeiras versões do Pencil tinham problemas com os swf…tenta as versões mais recentes, apesar que eu considero melhor exportar os desenhos como frames e junta-los depois com outro programa(p.e. Blender)

    @jose renato valente pereira
    – isola o que vai se mexer numa camada e altera(re-desenha) somente isso

    @Daniel-b (D10)
    – cria uma camada de som e joga(drag-&-drop)o ficheiro de som que queres…o Pencil “gosta” mais de wav(ainda não suporta outros formatos)

    @Marcelo
    – a mesma resposta para Mauricio /\

    @josé mateus
    – existe um ficheiro de ajuda em pdf e muitos how-to na net…google-it

    @Ana
    – a mesma resposta para Raquel Brilhante /\

    @luiz paulo
    – desenha em outra camada ou insere um cenario feito noutro programa…

    espero ter sido util.

  10. Eu consigo importar arquivos para animar,mas não sei como introduzir um cenario. POoderia mer ajudar?

  11. eu naum consigo importar imagens mesmo arrastanto e largando elas, sempre aparec o aviso q o pencil nao pod ler a imagem

  12. Oi… Baixei o pencil, testei tudo. Consegui colocar o som, mas quando salvo o programa, fecho e abro de novo ele não toca. Oq eu posso fazer pra solucionar esse problema?

  13. @Gabriel Jacinto, vc deve adicionar um layer de som, clicar em edit (la em cima na tela) e clicar em import sound. Entao escolha o seu arquivo de som. Mas atenção: se o seu pc for windows, o pencil so vai aceitar sons no formaro WAV.

    Obs: Caso n tenha o seu som em WAV, pode convertê-lo com programas ou de uma maneira mais simples e rapida: entre neste site http://www.online-convert.com. Nele vc pode converter qualquer arquivo para praticamente qualquer formato.

    Espero q tenha ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *