Hoje resolvi fazer uma análise sobre uma ferramenta de animação 2D, open source semelhante ao Flash. A ferramenta em questão se chama Pencil, estando ela ainda em desenvolvimento, mas com o uso inteligente dos seus recursos já podemos fazer muita coisa. Caso você queira fazer o download do Pencil, visite esse endereço. O download está disponível para Windows e Mac OS X, ainda não existe versão para os Mac`s rodando Intel, apenas PPC. Um aspecto interessante do Pencil, ele consegue exportar as animações para o formato SWF, com isso podemos fazer a integração com outros projetos criados em Flash, de maneira fácil.

O donwload tem aproximadamente 4MB, vindo em um arquivo ZIP.

A interface é simples, temos um Stage na parte central. Na esquerda temos as ferramentas de desenho e os controles de visualização.

Animação 2D - Pencil

Na direita temos o seletor de cores. Para adicionar ou remover uma cor, pressionamos os sinais de mais e menos.

O controle de camadas é feito diretamente na timeline, para adicionar uma nova camada, acione o menu Layers e escolha a opção desejada para adicionar ou remover.

Mas como fazer uma animação? O processo é simples, mas precisamos entender primeiro como a ferramenta funciona. Na timeline existem três tipos de camadas que são as do tipo Vector, Bitmap e Sound. A primeira só aceita linhas vetoriais, a segunda apenas imagens e a última arquivos de som.

Quando vamos desenhar alguma coisa, precisamos selecionar a camada apropriada. Nesse caso uma camada Vector. Para selecionar é simples, apenas clique sobre ela. A camada selecionada fica marcada com um pequeno círculo preto na sua esquerda.

Pencil - Timeline para animação

Depois desenhe alguma coisa com as ferramentas existentes na barra lateral.

Assim que você tiver alguma coisa desenhada, clique na parte superior da barra de

[BP:215]animação[/BP], e com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste até posicionar a barra em uma nova posição.

Pencil - Adicionando novo Keyframe

Clique no botão com o sinal de mais, no menu Keys. Isso vai adicionar um novo keyframe. Agora deforme ou crie novos elementos para a ilustração. Assim teremos uma animação.

Adicionando Keyframe ao Pencil

Se você quiser verificar o resultado da animação, clique no botão Play.

No menu File está a opção para exportar a animação para o formato SWF. Agora que você já sabe como fazer uma animação com o Pencil, o que acha de tentar fazer algo mais complexo? A ferramenta é infinitamente mais simples de usar que o Flash, mas pode produzir os mesmos resultados nas mãos de um artista habilidoso.