Sempre que trabalhamos em uma cena complexa, precisamos usar uma gama de ferramentas para conseguir alguns efeitos. A maioria dos tutoriais que encontramos na internet acaba focando em apenas uma ferramenta, falando pouco sobre a integração de múltiplos ambientes, para a criação de uma cena. Essa semana, o CG Arena lançou um tutorial que mostra o processo de criação para uma cena chamada O Templo, de autoria de um artista chamado Giorgio Luciano. Essa cena é elaborada com o uso do 3ds Max e ZBrush para a modelagem, sendo totalmente renderizada no V-Ray. Assim podemos assistir a construção do modelo, ao mesmo tempo em que vemos a integração das ferramentas.

Tutorial modelagem com 3ds max e Zbrush

Quando digo assistir, me refiro ao fato do tutorial ser todo em vídeo. Esse vídeo está inclusive disponível para download, para quem queira. Se você quiser fazer o download, o arquivo tem aproximadamente 50 MB, com quase 25 minutos de vídeo.

Esse templo, apesar de ser simples, mostra bem o processo de modelagem, principalmente do terreno em que ele está posicionado. O autor de tutorial não mostra muito como é feita a modelagem dos elementos da edificação, mas o cenário é muito bem ilustrado.

Os elementos fundamentais do templo são elaborados primeiro. Não espere muitos detalhes nessa fase, apenas algumas dicas gerais de como construir as principais partes da edificação.

Depois o autor começa a fazer um modelo base, para a rocha em que o templo está assentado, que é modelado usando as ferramentas do próprio 3ds Max. Esse modelo serve como base, para que depois o objeto seja esculpido no ZBrush. Aqui temos um ótimo exemplo de como um objeto simples, criado no 3ds Max pode assumir formas orgânicas extremamente detalhadas com o uso do ZBrush.

Além de mostrar o processo de modelagem da cena, depois que o modelo do templo é inserido no cenário, o autor ainda configura uma animação com a câmera. A animação é simples, fazendo com que a câmera apenas mude de posição.

No final, o autor configura a renderização com o V-Ray, depois que as imagens são criadas, ele ainda faz uma breve pós-produção no Photoshop. Mesmo não abordado a modelagem do templo, em detalhes, o tutorial é interessante pelo fato de mostrar a integração entre várias ferramentas, para gerar um resultado mais complexo.

Para fazer assistir ao tutorial e fazer o download do vídeo, caso você queira, visite esse endereço no CG Arena. O download do vídeo só é possível para quem tiver estiver inscrito nos fóruns do CG Arena.