Tutorial 3ds Max, V-Ray e ZBrush: O templo

Sempre que trabalhamos em uma cena complexa, precisamos usar uma gama de ferramentas para conseguir alguns efeitos. A maioria dos tutoriais que encontramos na internet acaba focando em apenas uma ferramenta, falando pouco sobre a integração de múltiplos ambientes, para a criação de uma cena. Essa semana, o CG Arena lançou um tutorial que mostra o processo de criação para uma cena chamada O Templo, de autoria de um artista chamado Giorgio Luciano. Essa cena é elaborada com o uso do 3ds Max e ZBrush para a modelagem, sendo totalmente renderizada no V-Ray. Assim podemos assistir a construção do modelo, ao mesmo tempo em que vemos a integração das ferramentas.

Tutorial modelagem com 3ds max e Zbrush

Quando digo assistir, me refiro ao fato do tutorial ser todo em vídeo. Esse vídeo está inclusive disponível para download, para quem queira. Se você quiser fazer o download, o arquivo tem aproximadamente 50 MB, com quase 25 minutos de vídeo.

Esse templo, apesar de ser simples, mostra bem o processo de modelagem, principalmente do terreno em que ele está posicionado. O autor de tutorial não mostra muito como é feita a modelagem dos elementos da edificação, mas o cenário é muito bem ilustrado.

Os elementos fundamentais do templo são elaborados primeiro. Não espere muitos detalhes nessa fase, apenas algumas dicas gerais de como construir as principais partes da edificação.

Depois o autor começa a fazer um modelo base, para a rocha em que o templo está assentado, que é modelado usando as ferramentas do próprio 3ds Max. Esse modelo serve como base, para que depois o objeto seja esculpido no ZBrush. Aqui temos um ótimo exemplo de como um objeto simples, criado no 3ds Max pode assumir formas orgânicas extremamente detalhadas com o uso do ZBrush.

Além de mostrar o processo de modelagem da cena, depois que o modelo do templo é inserido no cenário, o autor ainda configura uma animação com a câmera. A animação é simples, fazendo com que a câmera apenas mude de posição.

No final, o autor configura a renderização com o V-Ray, depois que as imagens são criadas, ele ainda faz uma breve pós-produção no Photoshop. Mesmo não abordado a modelagem do templo, em detalhes, o tutorial é interessante pelo fato de mostrar a integração entre várias ferramentas, para gerar um resultado mais complexo.

Para fazer assistir ao tutorial e fazer o download do vídeo, caso você queira, visite esse endereço no CG Arena. O download do vídeo só é possível para quem tiver estiver inscrito nos fóruns do CG Arena.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *