Tutorial de animação: Animando personagens quadrúpedes

A grande maioria dos tutoriais que encontramos na internet, sobre animação de personagens fala exclusivamente sobre personagens bípedes. Tudo bem que esse tipo de personagem é a maioria, nas animações e comerciais. Mas e se quisermos aprender a animar quadrúpedes? Não é impossível utilizar esse tipo de personagem em animações se a história for variada, ainda mais com personagens inspirados em animais. A razão pela qual existem poucos tutoriais sobre o assunto, reside na dificuldade e complexidade desse tipo de animação. A dinâmica do movimento e reações no esqueleto é bem diferente, assim como a quantidade de objetos para controlar.

Para ajudar nessa tarefa o pessoal da Sidefx, desenvolvedores do Houdini, lançaram um tutorial muito interessante, mostrando como executar uma animação com personagens quadrúpedes, com o Hoidini. Apesar de ser direcionado exclusivamente para o Houdini, podemos aprender muito com os conceitos e técnicas utilizadas nos vídeos. Sim, o material está todo em vídeo e PDF`s para download. Com os conceitos bem assimilados, podemos facilmente transportar os conhecimentos para softwares como o Blender, 3ds Max, Maya ou Softimage XSI.

Tutorial personagem quadrúpede Houdini

O tutorial está dividido em cinco partes, que podem ser copiadas de maneira individual. As partes têm os seguintes títulos:

  1. Setup e configuração dos bones: Essa primeira parte do tutorial, mostra como usar uma ferramenta do Hoidini, para deixar o processo de criação da geometria automatizado.
  2. Criando a geometria: Depois que os ossos estiverem criados, será necessário elaborar um modelo para testes. O título aborda a criação de um elemento chamado Proxy Geometry, que nada mais é que um modelo simples que não se deforma. Esse tipo de modelo está em baixa resolução, possibilitando ao animador, criar movimentos e ajustes rápidos para a animação. O produto final é realizado em um modelo com mais detalhes.
  3. Criando os controles de deformação: Nesse próximo vídeo o tutorial mostra como elaborar os controles de deformação para o personagem.
  4. Pintando o peso nos vértices: Assim como em outras ferramentas de animação, precisamos pintar a influência que cada osso exerce nos vértices, para ajustar as deformações. Esse vídeo mostra como fazer.
  5. Criando a animação: Com o personagem todo configurado, agora o tutorial mostra como elaborar a animação em si.

Se você já fez alguma animação ou ajuste de personagem, deve saber que a parte mais demorada são os ajustes de deformação. Demora um pouco até que tudo fique perfeito, podemos perceber isso pela duração dos vídeos. A parte mais demorada do tutorial é a configuração dos pesos nos vértices, essa parte se prolonga por mais de trinta minutos.

Para quem estuda animação, esse é um ótimo tutorial, apesar de ser direcionado a usuários do Hoidini. Com um pouco de atenção, podemos usar os mesmos conceitos em qualquer suíte 3D, para produzir ótimas animações com quadrúpedes.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *