Clicky

Mais um tutorial sobre como passar modelos do SketchUp para o Blender

Os usuários do Blender que ainda sentem dificuldades com a modelagem, podem encontrar o SketchUp um ótimo complemento para as ferramentas de modelagem por subdivisão. Se você nunca usou, o processo de modelagem no SketckUp é absurdamente simples, sendo inclusive, uma das ferramentas mais usadas para modelagem para arquitetura atualmente. O seu sucesso é fruto da facilidade em modelar, assim como o custo zero da sua versão gratuita. Um usuário do Blender chamado Alejandro Vasquez, publicou mais um tutorial, mostrando como usar o SketchUp para modelagem, e depois transportar esse modelo para o Blender, afim de fazer os devidos acabamentos.

Blender e SketchUp

O tutorial é basicamente uma instrução detalhada sobre como é possível usar o Collada, para fazer a conversão do arquivo.

Não entendeu? O segredo do tutorial é o seguinte, primeira você deve exportar o modelo do SketchUp no formato do Google Earth, que é o KMZ. Assim que você exportar o arquivo, será necessário alterar a extensão do mesmo para ZIP. Isso mesmo altere o nome do arquivo mesmo.

Depois que o nome do arquivo estiver com a extensão ZIP, descompacte o arquivo. Você terá duas pastas e dois arquivos, como resultado da extração. A pasta chamada Models, armazena um arquivo com extensão DAE. Esse é o arquivo que usaremos no Blender.

No Blender, use o plugin do Collada para importar esse arquivo com extensão DAE.

Para os usuários mais experientes com o Blender, usar o SketchUp pode não trazer tantas vantagens. Os modelos importados acabam apresentando várias faces triangulares, que são péssimas para texturizar e trabalhar com mapeamento UV. Se você se sente bem com o sistema de modelagem do Blender, recomendo continuar nele, mas se a curiosidade bate é mais forte, uma olhadinha no SketchUp não fará mal.

Os usuários do SketchUp que quiserem usar a própria ferramenta para renderizar, pode tentar experimentar o SU Podium, que apresenta resultados fantásticos. Assim o uso do Blender, para gerar imagens realistas pode ser evitado. O ponto negativo desse plugin, ele é pago!

A vantagem do Blender e do SketchUp, está no uso de uma solução completamente gratuita para a criação de imagens realistas.

2017-04-11T11:03:14+00:00 By |Blender 3D|19 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

19 Comentários

  1. Dalai 30/01/2008 em 8:48 am

    Allan,
    você mudou alguma configuração do seu site recentemente?

    O layout dele tem estado “quebrado” no meu navegador (Firefox 2.0.0.11 WXP) – com muito espaço sobrando depois do título e antes dos comentários.

    Abraços,
    Dalai

  2. Allan Brito 30/01/2008 em 11:17 am

    Oi Dalai,

    O Google está com algum problema na geração dos anúncios aqui. Estou esperando um contato do suporte deles para saber o que está acontecendo. Mas estou trabalhando em um novo layout para o site mesmo assim. Acho que no próximo mês eu troco.

    Abraços

  3. maxwell 31/01/2008 em 7:43 am

    Mesmo não tendo nada a ver com o texto, eu queria dizer que não gostei do novo visual do seu blog.

  4. Allan Brito 31/01/2008 em 7:54 am

    Você acha que ficou muito claro?

    Eu também demorei para me acostumar, foi muito tempo com o Layout antigo.

    Infelizmente o tema antigo apresentava problemas com o WordPress 2.3.2 e o autor disse que não iria atualizar o mesmo no curto prazo.

    Por isso tive que escolher um novo tema de maneira rápida. Esse foi o que mais me agradou.

    Abraços

  5. Beatriz 20/02/2008 em 11:48 am

    Gostaria de saber como é que vc altera o arquivo de kmz para zip…

  6. Allan Brito 20/02/2008 em 12:06 pm

    Simples!

    É só renomear.

    Abraços

  7. Antonio Rodrigues 20/02/2008 em 2:31 pm

    Allan, estou tentando importar no blender com o plugin mas não estou conseguindo, aparece uma mensagem (Cannot find folder, Please set path in file ‘colladaImpost14.py’).
    Você sabe o que está acontecendo?

    obrigado

    Antonio

  8. Antonio Rodrigues 20/02/2008 em 2:41 pm

    Allan, estou tentando importar no blender com o plugin collada e aparece uma menssagem (cannot find folder. Please set path in file ‘colladaImport14.py’).
    Você sabe o que esta acontecendo?

    Obrigado.

    Antonio

  9. Will 16/08/2008 em 3:10 am

    Também estou com o mesmo problema do Antonio Rodriges aparece :

    cannot find folder. Please set path in file ‘colladaImport14.py’

    sabe o que pode ser ?

    Agradecido desde já !

  10. deborah 04/09/2008 em 11:29 am

    Pessoal, também esbarro na mesma mensagem. faz tempo que não usam esse blog?! gostaria de ter mais indormações sobre esse programa.

    grata.

  11. Rafael Castanho 06/10/2008 em 11:10 am

    Heheh tbm estou exatamente com esse problema estou dando uma olhada na internewt e pelo que estou entendendo tem que ser baixado o Phyton, http://www.python.org/ftp/python/2.6/python-2.6.msi

    não sei se vai dar certo mas ta ai

  12. Juscelino Maciel 10/11/2008 em 10:44 pm

    Estou começando agora a usar o sketchUp… e é incrível! nele eu faço qualquer coisa, só está pegando a parte de renderização. o V-ray que eu tenho é experimental e vai acabar dentro de 24 dias… e pagar quase mil dólares acho um absurdo… tenho que me adaptar a outros aplicativos. Preciso de ajuda. Allan, me dá uma luz…

  13. matheus 19/11/2008 em 3:56 pm

    eu não estou conseguindo , quando eu estraio sai só um kml nada de pastas

  14. Juscelino Maciel 21/11/2008 em 7:32 pm

    Caro Matheus, eu estava com esse mesmo problema até umas duas horas atráz. Felismente uma alma boa o Dalaí, me deu um link para eu baixar o 7-zip, nele você pode extrair o arquivo dae que é necessário para importar para o blender. Isso eu já consegui agora só falta eu conseguir configurar umas coisinhas. Mas vou aprender já, já. Um abraço. Obs.: Você tem que baixar esse aplicativo 7-zip.
    http://www.7-zip.org/

  15. Dalai Felinto 22/11/2008 em 2:43 pm

    matheus,
    você deve estar exportando como Google Earth 3. Tenta exportar como Google Earth 4.

    Juscelino,
    foi um prazer ajudar 🙂

  16. Juscelino Maciel 28/11/2008 em 2:27 pm

    Gente, como faço para conseguir uma imagem jpeg de um tamanho bom, por exemplo: 640×480 ou 800×600 ou até maior… só consigo renderizar o que importo para o blander em tamanho bem reduzido, até parece mais uma fotinha de celular.rsrsrs…. Alguma dica? fico grato.

  17. Elton C.S 07/02/2009 em 12:33 pm

    Tem como abrir uma imagem do autocad e colar ela dentro do Google earth?

    Por exemplo; abri um mapa quero colar ele dentro do google earth em coordenadas geografica tem como ou isto e imposivel?
    se tiver como, me esplique como fazer?
    tem tambem uma janelinha q e uma ferramenta do google earth q fica no autocad como fasso para instalar ela?

  18. Helinho 01/12/2009 em 1:30 pm

    Olá… eu fiz esses testes e consegui importar a estrutura 3D. Gostaria de saber se também há como importar pra o Blender aquelas figuras da pessoas disponíveis no sketchup….

    quando importo exporto tudo e importo no Blender, só me aparecem as estruturas 3D.. os modelos humanos somem…

    No aguardo

    abraços

  19. Willer 26/08/2012 em 11:32 pm

    Kra.. boa noite.. gostei do tutorial… mas tenho uma dúvida… Estou fazendo um TCC e em meu projeto, fiz uma modelagem no Sketchup e importei no Blender, para fazer somente a animação dos meus objetos. Contudo, percebi que ao inserir a armature, e movimentar, é como se meu objeto não movimentasse mas somente as FACES dele movimentassem. E fica tudo desfigurado. Será que teria como você me auxiliar?!
    Desde já agradeço a prestatividade.
    Att

Deixar Um Comentário