Mais um tutorial sobre como passar modelos do SketchUp para o BlenderPublicado em: 29, JanOs usuários do Blender que ainda sentem dificuldades com a modelagem, podem encontrar o SketchUp um ótimo complemento para as ferramentas de modelagem por subdivisão. Se você nunca usou, o processo de modelagem no SketckUp é absurdamente simples, sendo inclusive, uma das ferramentas mais usadas para modelagem para arquitetura atualmente. O seu sucesso é fruto da facilidade em modelar, assim como o custo zero da sua versão gratuita. Um usuário do Blender chamado Alejandro Vasquez, publicou mais um tutorial, mostrando como usar o SketchUp para modelagem, e depois transportar esse modelo para o Blender, afim de fazer os devidos acabamentos.
O tutorial é basicamente uma instrução detalhada sobre como é possível usar o Collada, para fazer a conversão do arquivo. Não entendeu? O segredo do tutorial é o seguinte, primeira você deve exportar o modelo do SketchUp no formato do Google Earth, que é o KMZ. Assim que você exportar o arquivo, será necessário alterar a extensão do mesmo para ZIP. Isso mesmo altere o nome do arquivo mesmo. Depois que o nome do arquivo estiver com a extensão ZIP, descompacte o arquivo. Você terá duas pastas e dois arquivos, como resultado da extração. A pasta chamada Models, armazena um arquivo com extensão DAE. Esse é o arquivo que usaremos no Blender. No Blender, use o plugin do Collada para importar esse arquivo com extensão DAE. Para os usuários mais experientes com o Blender, usar o SketchUp pode não trazer tantas vantagens. Os modelos importados acabam apresentando várias faces triangulares, que são péssimas para texturizar e trabalhar com mapeamento UV. Se você se sente bem com o sistema de modelagem do Blender, recomendo continuar nele, mas se a curiosidade bate é mais forte, uma olhadinha no SketchUp não fará mal. Os usuários do SketchUp que quiserem usar a própria ferramenta para renderizar, pode tentar experimentar o SU Podium, que apresenta resultados fantásticos. Assim o uso do Blender, para gerar imagens realistas pode ser evitado. O ponto negativo desse plugin, ele é pago! A vantagem do Blender e do SketchUp, está no uso de uma solução completamente gratuita para a criação de imagens realistas. Sem artigos relacionados. Curso Online Animação 3D com Blender, baseado em vídeo aulas!10 Aulas | Totalmente Online | Professor: Allan Brito Jan 29 |
Atualizações por e-mailCategorias
Arquivos
PesquisaLinks
Meta |
Tags3ds max
Animação
Animação 3D
AutoCAD
Autodesk
Autodesk 3ds Max
Autodesk Maya
Blender
Blender 2.5
Blender 2.50
Blender 3D
CAD
Computação Gráfica
Desenho Técnico
Desenvolvimento Blender
Desenvolvimento Jogos
Dicas Animação
Dicas Blender
Dicas Modelagem
Dicas Render
Dicas SketchUp
download gratuito
Google SketchUp
Maquete Eletrônica
Maquetes Eletrônicas
Maya
Mental Ray
Modelagem 3D
Modelagem Arquitetura
Modelagem Poligonal
Render
SketchUp
Tutoriais
Tutorial 3ds Max
Tutorial Animação
Tutorial AutoCAD
Tutorial Blender
Tutorial Blender 3D
Tutorial Maya
Tutorial Modelagem
tutorial render
Tutorial SketchUp
V-Ray
Visualização arquitetura
YafaRay
|
18 comentários para "Mais um tutorial sobre como passar modelos do SketchUp para o Blender"
Allan,
você mudou alguma configuração do seu site recentemente?
O layout dele tem estado “quebrado” no meu navegador (Firefox 2.0.0.11 WXP) – com muito espaço sobrando depois do título e antes dos comentários.
Abraços,
Dalai
Oi Dalai,
O Google está com algum problema na geração dos anúncios aqui. Estou esperando um contato do suporte deles para saber o que está acontecendo. Mas estou trabalhando em um novo layout para o site mesmo assim. Acho que no próximo mês eu troco.
Abraços
Mesmo não tendo nada a ver com o texto, eu queria dizer que não gostei do novo visual do seu blog.
Você acha que ficou muito claro?
Eu também demorei para me acostumar, foi muito tempo com o Layout antigo.
Infelizmente o tema antigo apresentava problemas com o WordPress 2.3.2 e o autor disse que não iria atualizar o mesmo no curto prazo.
Por isso tive que escolher um novo tema de maneira rápida. Esse foi o que mais me agradou.
Abraços
Gostaria de saber como é que vc altera o arquivo de kmz para zip…
Simples!
É só renomear.
Abraços
Allan, estou tentando importar no blender com o plugin mas não estou conseguindo, aparece uma mensagem (Cannot find folder, Please set path in file ‘colladaImpost14.py’).
Você sabe o que está acontecendo?
obrigado
Antonio
Allan, estou tentando importar no blender com o plugin collada e aparece uma menssagem (cannot find folder. Please set path in file ‘colladaImport14.py’).
Você sabe o que esta acontecendo?
Obrigado.
Antonio
Também estou com o mesmo problema do Antonio Rodriges aparece :
cannot find folder. Please set path in file ‘colladaImport14.py’
sabe o que pode ser ?
Agradecido desde já !
Pessoal, também esbarro na mesma mensagem. faz tempo que não usam esse blog?! gostaria de ter mais indormações sobre esse programa.
grata.
Heheh tbm estou exatamente com esse problema estou dando uma olhada na internewt e pelo que estou entendendo tem que ser baixado o Phyton, http://www.python.org/ftp/python/2.6/python-2.6.msi
não sei se vai dar certo mas ta ai
Estou começando agora a usar o sketchUp… e é incrível! nele eu faço qualquer coisa, só está pegando a parte de renderização. o V-ray que eu tenho é experimental e vai acabar dentro de 24 dias… e pagar quase mil dólares acho um absurdo… tenho que me adaptar a outros aplicativos. Preciso de ajuda. Allan, me dá uma luz…
eu não estou conseguindo , quando eu estraio sai só um kml nada de pastas
Caro Matheus, eu estava com esse mesmo problema até umas duas horas atráz. Felismente uma alma boa o Dalaí, me deu um link para eu baixar o 7-zip, nele você pode extrair o arquivo dae que é necessário para importar para o blender. Isso eu já consegui agora só falta eu conseguir configurar umas coisinhas. Mas vou aprender já, já. Um abraço. Obs.: Você tem que baixar esse aplicativo 7-zip.
http://www.7-zip.org/
matheus,
você deve estar exportando como Google Earth 3. Tenta exportar como Google Earth 4.
Juscelino,
foi um prazer ajudar
Gente, como faço para conseguir uma imagem jpeg de um tamanho bom, por exemplo: 640×480 ou 800×600 ou até maior… só consigo renderizar o que importo para o blander em tamanho bem reduzido, até parece mais uma fotinha de celular.rsrsrs…. Alguma dica? fico grato.
Tem como abrir uma imagem do autocad e colar ela dentro do Google earth?
Por exemplo; abri um mapa quero colar ele dentro do google earth em coordenadas geografica tem como ou isto e imposivel?
se tiver como, me esplique como fazer?
tem tambem uma janelinha q e uma ferramenta do google earth q fica no autocad como fasso para instalar ela?
Olá… eu fiz esses testes e consegui importar a estrutura 3D. Gostaria de saber se também há como importar pra o Blender aquelas figuras da pessoas disponíveis no sketchup….
quando importo exporto tudo e importo no Blender, só me aparecem as estruturas 3D.. os modelos humanos somem…
No aguardo
abraços
Deixe um comentário
Regras para comentários