Simulando uma lente olho de peixe no Blender 3D

O que é preciso para simular um efeito da lente “olho de peixe” no Blender? Existem várias opções para fazer esse tipo de efeito, desde a pós-produção em um editor de imagens até mesmo a utilização de configurações para deformar a imagem do render. Um usuário do Blender chamado Marsan, publicou nos fóruns do BlenderArtists, uma técnica muito engenhosa para criar esse efeito, sem soluções mirabolantes ou efeitos que requerem outras ferramentas. Ele usou apenas as opções já disponíveis no próprio Blender!

Blender 3d Lente olho de peixe

O princípio usado pelo Marsan é o mesmo da fotografia, em que podemos colocar uma lente na frente da câmera para obter um resultado semelhante. Veja o tutorial original, nesse endereço do BlenderArtists.

Não vou traduzir o tutorial por completo, mas posso explicar o que você precisa fazer para reproduzir o efeito. O segredo de tudo é usar uma esfera espelhada, posicionada estrategicamente na frente do objeto que você quer renderizar. Esse objeto precisa necessariamente ser uma esfera, caso contrário o efeito não funciona.

Além da esfera, será necessário criar duas câmeras, uma dessas câmeras apontando diretamente para a esfera e a outro apontando exatamente na posição oposta. No diagrama do tutorial, o autor mostra bem o posicionamento. Para criar essas câmeras é fácil, apenas duplique uma delas com a tecla CTRL+D e depois com o CTRL pressionado, gire a câmera 180 graus. Para facilitar a manipulação do conjunto, deixe a esfera e a câmera que aponta para o lado oposto ao da esfera, como filhas da câmera que aponta para a esfera.

Assim, toda vez que você precisa mover o conjunto, pode aplicar a transformação apenas na câmera que aponta para a esfera.

O material da esfera é apresentado no tutorial também, ele é um material do tipo RayMirror, para simular um espelho.

Pronto! Agora é só posicionar os seus objetos para simular o efeito.

Para testar a técnica, reproduzi o efeito com essa cena simples, apenas com algumas cadeiras. Fora o tempo extra de render, pelo fato da cena ter RayMirror, o efeito funciona muito bem!

Tela do Blender - Lente olho de peixe

Caso você queira usar a minha cena como referência, estou disponibilizando o arquivo para download aqui. As cadeiras não são de minha autoria, são modelos do Blender-Archi distribuídos sob a licença Creative Commons.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Simulando uma lente olho de peixe no Blender 3D”

  1. Olá, Allan!
    Acompanho a tua página diariamente! Eu acho que é a melhor fonte de informação sobre o Blender em uma página pessoal disponível em português!
    Andei fuçando o Blender 2.46 RC1 e testei um filtro no Node editor image (acho que o nome é lens distort), que distorce a imagem rederizada criando um efeito de lente e ainda tem outros efeitos interessantes!
    Abraço!

  2. É, realmente funcionou muito bem. O efeito fica bem interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *