Tutorial completo de modelagem por Box e Edge Modeling

Quando você encontra um tutorial de modelagem, abordando uma ferramenta na qual seus conhecimentos são limitados ou nulos, o que você faz? Bem, eu assisto assim mesmo! Graças a essa curiosidade que de tempos em tempos, acabo encontrando algumas verdadeiras jóias em termos de tutoriais. Esse tutorial que vou indicar nesse artigo, já é antigo e eu o conheço também já faz algum tempo, mas só hoje que lembre em escrever algo sobre ele.

Antes de continuar, me permita mostrar a imagem do modelo desenvolvido no tutorial:

Tutorial de Modelagem Hexagon

Está vendo essa personagem? O que você acharia em acompanhar o processo completo de modelagem?Quando digo completo me refiro a completo mesmo, de modelagem e criação do mesmo? Um usuário do subdivisionmodeling, publicou uma série de vídeos, mostrando todo o processo de modelagem desse personagem chamado Nierd.

A ferramenta que ele usou se chama Hexagon, mas apesar de ser pouco conhecida, ela é baseada em subdivisão assim como o Blender 3D e 3ds Max, então o procedimento descrito por ele é perfeitamente aplicável em outras ferramentas de modelagem que suportem subdivisão.

O autor do tutorial se chama Thomas, ele dividiu o tutorial em nove partes para facilitar o download. Caso você resolva fazer o download dos vídeos, se prepara, pois é quase 1 GB de material. O material ficou tão grande devido ao autor ter gravado o material, sem nenhum tipo de aceleração, como costumamos encontrar hoje em dia nos famosos timelapses.

Outro aspecto interessante do tutorial é o tipo de modelagem utilizada nele. O autor usa um misto de subdivisão com edge modelling. A diferença nessa última técnica, o artista precisa fazer extrudes apenas das arestas dos objetos para construir o modelo. O controle sobre o resultado final é maior, mas por outro lado o processo fica mais trabalhoso. Para quem quiser tentar esse tipo de modelagem, o vídeo é um excelente guia.

Caso você possa ficar interessado em um vídeo ou parte da modelagem em especial, essa é a divisão dos vídeos:

  1. Modelagem da cabeça
  2. Modelagem dos acessórios da cabeça
  3. Modelagem da parte superior do tórax e braços
  4. Modelagem da parte inferior do tórax
  5. Modelagem das mãos
  6. Modelagem das pernas
  7. Modelagem dos pés
  8. Modelagem das caudas
  9. Modelagem dos acessórios e vestuário

Mesmo que você não queira assistir todas as partes, recomendo que assista ao menos as partes sobre a modelagem da cabeça, mãos e pés. Nesse caso a modelagem das mãos é interessante, pois é difícil encontrar material que mostre em detalhes esse tipo de modelagem, que junto com as orelhas é complexa por apresentar vários detalhes.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial completo de modelagem por Box e Edge Modeling”

  1. Boa noite sou estudante de design, e gostaria desse link para avaliação mas eles não estão disponiveis, como faço?

  2. Olá, Alan Brito, teria como me ajudar num trabalho de faculde, onde tenho que animar de algum jeito uma cabeça. Estou pensendo em colocar um audio e com o mesmo fazer com que a boca do boneco pareça que está falando uma pequena frase.

    Desde já agradeço,

    atc,

    Jaqueline Brandão

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