Ontem publiquei um artigo sobre o uso do Blender como ferramenta de apoio, para composição de um vídeo no After Effects. Mas para mostrar o poder do Blender 3D, nas mãos de um artista competente pode fazer. O Pablo Lizardo, publicou em Março um tutorial muito bom de Blender, com o uso do modificador UVProject. Nesse tutorial que está em vídeo, ele mostra como usar uma fotografia como base, para adicionar um modelo 3d e fazer uma animação com a câmera.

O tutorial é muito bom e detalhado, mas não tem áudio. Outra coisa que você deve reparar no vídeo, o Pablo não indica as teclas de atalho usadas no tutorial. Isso implica em uma coisa, para aproveitar totalmente o conteúdo, você deve ter um conhecimento mínimo sobre o Blender, caso contrário pode ficar impossibilitado de reproduzir a técnica.

O vídeo com o tutorial é esse:

Como você pode ver o efeito no final do tutorial é muito bom! Para isso são necessárias várias pequenas edições.

No começo é necessário fazer alguns objetos, alinhados com a posição da câmera, para combinar com os elementos da fotografia. Quase metade do tutorial é destinado ao ajuste desses objetos. Caso você não tenha paciência para deixar os planos e superfícies alinhadas com a fotografia, desista da técnica.

Assim que tudo estiver configurado e criado, o próximo passo é trabalhar com o mapeamento UV. A mesma imagem da fotografia é usada para o mapeamento. Aqui está boa parte do segredo do efeito, o mapeamento é ajustado com o a câmera para parecer que as partes da fotografia estão aplicadas nas superfícies. No final, o modificador UVProject é usado para alinhar o mapeamento UV a posição da câmera usada como referência.

Com o modelo todo configurado, agora é possível fazer outra câmera e adicionar novos elementos em 3D. Usar outra Câmera é muito importante! Caso você resolva usar a mesma câmera o mapeamento UV ficará todo bagunçado.

No final o Pablo ainda cria uma pequena animação com o modelo da Suzanne, na parte de cima da caixa da fotografia. A integração com a imagem é perfeita.

O efeito é muito semelhante a uma renderização em tempo real, com as sombras e detalhes da imagem aplicados diretamente nos modelos. Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, essa é uma ótima oportunidade para aprender dicas sobre mapeamento UV.

Parabéns ao Pablo pelo tutorial.