Mapeamento de câmera com o Blender 3D

Ontem publiquei um artigo sobre o uso do Blender como ferramenta de apoio, para composição de um vídeo no After Effects. Mas para mostrar o poder do Blender 3D, nas mãos de um artista competente pode fazer. O Pablo Lizardo, publicou em Março um tutorial muito bom de Blender, com o uso do modificador UVProject. Nesse tutorial que está em vídeo, ele mostra como usar uma fotografia como base, para adicionar um modelo 3d e fazer uma animação com a câmera.

O tutorial é muito bom e detalhado, mas não tem áudio. Outra coisa que você deve reparar no vídeo, o Pablo não indica as teclas de atalho usadas no tutorial. Isso implica em uma coisa, para aproveitar totalmente o conteúdo, você deve ter um conhecimento mínimo sobre o Blender, caso contrário pode ficar impossibilitado de reproduzir a técnica.

O vídeo com o tutorial é esse:

Como você pode ver o efeito no final do tutorial é muito bom! Para isso são necessárias várias pequenas edições.

No começo é necessário fazer alguns objetos, alinhados com a posição da câmera, para combinar com os elementos da fotografia. Quase metade do tutorial é destinado ao ajuste desses objetos. Caso você não tenha paciência para deixar os planos e superfícies alinhadas com a fotografia, desista da técnica.

Assim que tudo estiver configurado e criado, o próximo passo é trabalhar com o mapeamento UV. A mesma imagem da fotografia é usada para o mapeamento. Aqui está boa parte do segredo do efeito, o mapeamento é ajustado com o a câmera para parecer que as partes da fotografia estão aplicadas nas superfícies. No final, o modificador UVProject é usado para alinhar o mapeamento UV a posição da câmera usada como referência.

Com o modelo todo configurado, agora é possível fazer outra câmera e adicionar novos elementos em 3D. Usar outra Câmera é muito importante! Caso você resolva usar a mesma câmera o mapeamento UV ficará todo bagunçado.

No final o Pablo ainda cria uma pequena animação com o modelo da Suzanne, na parte de cima da caixa da fotografia. A integração com a imagem é perfeita.

O efeito é muito semelhante a uma renderização em tempo real, com as sombras e detalhes da imagem aplicados diretamente nos modelos. Para quem trabalha com desenvolvimento de jogos, essa é uma ótima oportunidade para aprender dicas sobre mapeamento UV.

Parabéns ao Pablo pelo tutorial.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *