Simulações e física real com o SketchUp

Quando você procura o SketchUp, qual o seu objetivo final? Na maioria das vezes a resposta para essa pergunta é; criar uma maquete eletrônica. Mas, um plugin que está em desenvolvimento para o SketchUp promete mudar a resposta. Um script promete adicionar funcionalidades de Rigid Body e outras opções para simulações físicas com o SketchUp. Você pode estar se perguntando, em que esse tipo de ferramenta pode ajudar na criação de maquetes eletrônicas? Na verdade o auxilio é muito pequeno, o maior benefício mesmo é na diversificação das ferramentas e possibilidades do SketchUp.

Para demonstrar o que o Script pode fazer, veja essa animação disponibilizada pela equipe de desenvolvimento:

Quem tiver interesse, pode fazer o download do Script nesse link.

Tirando os artistas que usam o SketchUp para trabalhar, uma área que pode se beneficiar em muito com scripts assim é a educação. Conheço várias iniciativas para o uso de ferramentas 3d, como o próprio Blender para ensinar física para crianças. O Blender é amplamente utilizado pelo seu perfil de código aberto, mas o SketchUp pode ganhar terreno na área educacional, por ser gratuito e começar a oferecer esse tipo de simulação.

Convenhamos, aprender as leis de Newton ou dinâmica do movimento com o auxilio de ferramentas como o Blender 3D ou SketchUp é muito mais didático, do que usar apenas o velho e bom quadro. Infelizmente não são todas as instituições de ensino que dispõe de laboratórios para aproveitar essas ferramentas. Para instituições de ensino superior, existem até iniciativas complexas, que mesclam o SketchUp com o Second Life para gerar um ambiente de contemplação dos projetos elaborados pelos alunos. Para saber mais, visite o The Arch e veja como eles fazem.

Uma das coisas que limitam o uso do SketchUp é a impossibilidade de realizar animações complexas, com movimentos mais sofisticados. Esse tipo de iniciativa pode ser o início de uma mudança na filosofia da ferramenta.

Filosofia essa que é norteada pelo desenvolvimento do Google Earth, ambiente que tem o SketchUp como principal meio de produção dos seus modelos 3d. Se no futuro o Google Earth aceitar animações interativas, no estilo do Second Life o SketchUp terá que se adaptar a essa realidade. Esse tipo de plugin, pode ser o começo de uma mudança de paradigma na ferramenta.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Simulações e física real com o SketchUp”

  1. Olá Allan,

    Gostaria de saber se é possível renderizar estes movimentos com um renderizador tipo vray
    uma vez instalei um script physicals mas não consegui fazer o vray identificá-lo.

    seria fantástico poder fazer simples animações com aparencia realista.

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