Quando você procura o SketchUp, qual o seu objetivo final? Na maioria das vezes a resposta para essa pergunta é; criar uma maquete eletrônica. Mas, um plugin que está em desenvolvimento para o SketchUp promete mudar a resposta. Um script promete adicionar funcionalidades de Rigid Body e outras opções para simulações físicas com o SketchUp. Você pode estar se perguntando, em que esse tipo de ferramenta pode ajudar na criação de maquetes eletrônicas? Na verdade o auxilio é muito pequeno, o maior benefício mesmo é na diversificação das ferramentas e possibilidades do SketchUp.

Para demonstrar o que o Script pode fazer, veja essa animação disponibilizada pela equipe de desenvolvimento:

Quem tiver interesse, pode fazer o download do Script nesse link.

Tirando os artistas que usam o SketchUp para trabalhar, uma área que pode se beneficiar em muito com scripts assim é a educação. Conheço várias iniciativas para o uso de ferramentas 3d, como o próprio Blender para ensinar física para crianças. O Blender é amplamente utilizado pelo seu perfil de código aberto, mas o SketchUp pode ganhar terreno na área educacional, por ser gratuito e começar a oferecer esse tipo de simulação.

Convenhamos, aprender as leis de Newton ou dinâmica do movimento com o auxilio de ferramentas como o Blender 3D ou SketchUp é muito mais didático, do que usar apenas o velho e bom quadro. Infelizmente não são todas as instituições de ensino que dispõe de laboratórios para aproveitar essas ferramentas. Para instituições de ensino superior, existem até iniciativas complexas, que mesclam o SketchUp com o Second Life para gerar um ambiente de contemplação dos projetos elaborados pelos alunos. Para saber mais, visite o The Arch e veja como eles fazem.

Uma das coisas que limitam o uso do SketchUp é a impossibilidade de realizar animações complexas, com movimentos mais sofisticados. Esse tipo de iniciativa pode ser o início de uma mudança na filosofia da ferramenta.

Filosofia essa que é norteada pelo desenvolvimento do Google Earth, ambiente que tem o SketchUp como principal meio de produção dos seus modelos 3d. Se no futuro o Google Earth aceitar animações interativas, no estilo do Second Life o SketchUp terá que se adaptar a essa realidade. Esse tipo de plugin, pode ser o começo de uma mudança de paradigma na ferramenta.